sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ribeirão Preto - A Califórnia Brasileira

Olá galera, 
Já estive em Ribeirão Preto várias vezes, mas, não havia conhecido quase nada. Dessa vez vim para conhecer a família e os amigos da Paty. Chegamos em Ribeirão Preto na sexta a noite, eu vinha de São Paulo e a Paty de Curitiba. Ainda na sexta fomos ao Trem Caipira, um barzinho que tem mesas na calçada, um estilo muito comum em cidades quentes como Ribeirão.
No sábado fomos conhecer a USP, demos uma super volta. Conhecemos os prédios, passamos no museu (que estava fechado), no lago e especialmente no prédio de Adm... Rsrsrs. 

A cidade é muito rica, pelo menos a pobreza não está aparente. As favelas que se situam na cidade estão afastadas. Claro que tem alguns dos problemas de uma cidade de aproximadamente 600 mil habitantes, mesmo assim, na minha opinião excelente para se viver. Claro, considere o calor... No sábado por exemplo estava em torno de 40 graus, na sombra!!!
O dia foi muito bacana entre comilanças e visitas aos parentes e amigos. Almoçamos na casa da tia da Paty, onde conheci boa parte da família, incluindo é claro a sua avó. Terminamos a tarde na piscina da casa da Camila (amiga da Paty), mas ainda o pai a mãe e a tia dela nós esperavam com mais um churrasco. 
A noite como muitos dos bares estavam lotados, fomos ao Vanguarda, mais um barzinho que tem mesas ao ar livre e que ainda incluía uma musiquinha.Diversão é o que não falta na cidade.
No domingo fomos ao Clube de Regatas Ribeirão Preto. Lá caminhamos, nadamos, pulamos do trampolim, descemos no tobogã, comemos de frente para o lago e nos divertimos muito. 
Um super domingo no clube!
O almoço foi lá mesmo, comemos uma canja de entrada e partimos para dois pratos um de filé e outro de frango, comemos muito bem é por um preço bom.
 A única coisa que fica complicado para quem é turista, é que tem que pagar uma entrada de R$ 50,00 e ainda é preciso ser convidado por um sócio. Entretanto, o clube tem uma excelente estrutura, por isso, se tiver a oportunidade de conhecer vale a pena. 
Depois do passeio, fomos a casa de uma tia da Paty, lá comemos bolo e bebemos suco, o que ajuda a aliviar o calor.
Para encerrar nosso dia e com ele o passeio, a Paty voltou para Curitiba e eu, segui para Catanduva.
Gostaria de agradecer muito a todos que me receberam muito bem, dessa viagem fica a dica de conhecer Ribeirão, mas principalmente de conviver um pouco com as pessoas que sempre dão vida aos lugares.
Como estive na cidade novamente no natal de 2014, pude conhecer outros lugares, entre leme destaco o Parque Curupira, lá é possível, caminhar, andar de Bike, correr e aproveitar um pouco o sol e a bela paisagem. 
Claro que eu e a Paty aproveitamos para correr 5 km, na parte de baixo do parque. Lembro que se alguém for se aventurar a isto é preciso se preparar com protetor solar e muita água.
Outra opção de parque é o Parque Raya, fica no Bairro Jardim botânico, ele é menor, mas a estrutura me pareceu melhor.
Ribeirão tem uma estrutura muito bacana, para se ter uma ideia vários lugares públicos, como estes parques possuem internet wifi gratuita. Enrretanto, um ponto negativo é que alguns lugares não possuem coleta seletiva de lixo.
Apesar deste ponto negativos os pontos positivos são muitos, a exemplo do centro da cidade, que conta com um lindo Teatro, uma fonte muito fera e o bar  Pingüim. O teatro era um cinema a muitos anos atrás, mas após pegar fogo em 1980, passou por uma longa reforma e hoje tem uma estrutura que impressiona, se tiver oportunidade procure conhecê-lo por dentro e quem sabe até assista a um espetáculo.
O pingüim é o bar mais tradicional da cidade, pelo menos para os turistas. Há quem diga que é o melhor Chopp do Brasil, surgiram algumas lendas para contar o incomparável sabor do Chopp. A mais conhecida é que por meio de uma tubulação subterrânea uma super serpentina gigante ligava a fábrica da Antártica a choperia. Nesse casso o Chopp sairia direto da fonte para o consumidor. Mas, os proprietários atribuem o sucesso ao cuidado com a retirada do Chopp do barril. Com uma espuma cremosa e navtemperatyra correta, o sabor é incrível. E olha que a cidade está muito bem servida de bares.
Tive a oportunidade de conhecer o bar do sócio, ideal para um petisco e uma cervejinha com os amigos.
Outra opção na cidade são as baladas, para quem animar um certanejo, o Chess Pub é um local super preparado para receber jovens animados, claro que nós estamos entre eles.
A banda é muito boa, assim como o atendimento, em especial dos garçons que ficam na parte de fora, como diria a Déia, uns fofos.
Para jantar não deixe de aproveitar o Epicurista, um restaurante de comida nordestina, com muitas opções, mas que  todas muito boas.
Este natal foi muito bom principalmente pela recepção de todos. A ceia teve direito a carneiro, Peru, vatapá, farofa, bobo de camarão, caruru, maionese, tender, pernil, fora os acompanhamentos e entradas, como castanha, pistache, salsicha temperada, entre outras guloseimas. Mas, não acabou pois de sobremesa havia rabanada, sorvete de banana, pavê e fruta. A noite estava muito agradável e a vista do apê da tia Bi  fenomenal.
Fora toda a comida, o amigo secreto e toda diversão com a super família da Party deixaram que o meu natal fosse perfeito. Novamente só tenho a agradecer a recepção e o carinho de todos. 
Lembro ainda que no dia 27/12/2014, comemoramos o dia internacional do Wafles, pelo menos assim foi institucionalizado pela vó da Paty. Uma delicia feita por todos e finalizado pela tia Bi. Pena que não tiramos foto, mas ano que vem terá de volta.
Dica do que visitar: Parque Curupira, Parque Raya, Centro da Cidade, Pingüim, USP, Chess, Clube recreativo Regatas. 
Onde comer: Epicurista, Fazendinha, Bar do Nelson.
Balada: Chess

2014 e 2015.

0 comentários:

Postar um comentário