quarta-feira, 27 de novembro de 2013

João Pessia/PB - 23o Estado que conheci


Já faz quase dois anos que quase tive a oportunidade de conhecer o estado da Paraíba, mas a demora só fez com que esta viagem fosse ainda mais emocionante. Eu estava em Recife e minha foi me encontrar para que de lá fossemos de carro para em direção a João Pessoa/PB. Já na saída de Recife pegamos um engarrafamento que durou 4 horas para andar 30 km. O transito praticamente parado se devia ao fato de muita gente ir em direção a Ilha de Itamaracá. Ainda não conheço, mas quem sabe um dia... Na passagem pela placa de divisa dos estado não perdi a oportunidade de tirar uma foto.

No caminho paramos no Rei da Coxinha, idicação que peguei em um blog, vale a pena, principalmente se quiser comer algo diferente, uma "Cartola", feita com banana, queijo, açúcar e canela.
Como estávamos vindo pelo sul do estado, passamos por algumas praias. Verifique que as praias do sul são lindas.Especialmente as que ficam no município de Conde, vale muito a pena!!! 
Mas, como queríamos ver o "Por do sol na praia do Jacaré" ainda no dia 15, fomos para o hotel fazer chek in e seguimos para o local. Coloquei todo o nome do local entre aspas porque é maravilhoso! É importante lembrar que é preciso chegar cedo para pegar um bom lugar nos restaurantes que ficam no pier e sentar na beira do rio, pois a galera se acumula na frente.

No dia seguinte fomos até as praias ao sul de João Pessoa, com mais tempo, seguimos para as praias que ficam ao sul de João Pessoa, destaco as praias de Coqueirinhos e Tambaba, a foto a seguir é a vista de Coqueirinho, a praia é maravilhosa e faz umas piscinas naturais. A foto que está na capa do blog é de Tambaba, até o momento só vi paisagem igual na Costa da Califórnia... Simplesmente maravilhoso.


Um lugar que vala visitar é a Estação Cabo Branco - um museu de arte, ciência e cultura. Fisemos um belo passeio lá dentro e a mãe, ficou "mais feliz que colono de tamanco novo", como ela mesma sempre diz. Valeu mãe adorei a companhia.

A outra dica é a Ponta do Seixas que é o ponto mais oriental do continente americano. Em janeiro de 2016, quando estive novamente na cidade algumas pessoas comentaram que o local está um pouco abandonado e que não está valendo a visita, mesmo assim vale a pena, pois não é sempre que se fica no local mais oriental do Brasil.
Durante a primeira ida a João Pessoa, procurei um forró, mas os dois que fui no sábado estavam vazios. Caso alguém tenha uma super dica por favor deixe nos comentários.
Sobre esse roteiro tenho que agradecer meu amigo Fernando Barnabé, que morou no nordeste e me ajudou muito nas ideias desse roteiro rápido, assim como no post que escrevi a respeito de Salvador/BA. 
Em outra oportunidade na cidade, aproveitei para explorar mais dois roteiros imperdíveis na cidade, o centro histórico e as piscinas naturais da ponta do Seixas. 
Para chegar até o centro histórico é possível seguir de ônibus número 510 ou de taxi, são aproximadamente 25 min partindo da orla da praia de Tambaú. O centro histórico, conta com um complexo de construções e igrejas que representam vários períodos da história de João Pessoa, a exemplo do barrocoda Igreja da Ordem Terceira de São Francisco; do rococó da Igreja de Nossa Senhora do Carmo; do estilo maneirista da Igreja da Misericórdia, todas do século XVII.
Em meio a casarões coloniais e edificações com características barrocas, também destaca-se o conjunto arquitetônico da Igreja de São Francisco e do Convento de Santo Antônio. A Igreja de São Francisco possui adro com azulejos portugueses representando as estações da Paixão de Cristo. À esquerda da igreja está a Capela Dourada, com imagem de Santo Antônio e talhas revestidas de ouro. No pátio externo, encontra-se um imenso cruzeiro de pedra calcária, sendo considerado o maior monumento em estilo barroco da América Latina.
Na Praça João Pessoa está localizado o edifício da Assembleia Legislativa, em arquitetura bem moderna, contrastando com a antiguidade do Palácio da Redenção(sede do Governo do Estado) e do Tribunal de Justiça. Na praça também está situado o prédio da antiga Faculdade de Direito, local de muitos acontecimentos históricos e políticos, que se destaca pela sua bela arquitetura.
Tenho que confessar que fiquei umn pouco decepcionado com o estados destes monumentos. Esse é um problema no Brasil, a manutenção da arquitetura antiga.
Com relação ao passeio da piscinas naturais é preciso comprar um passe com os agentes que ficam na praia, pagamos R$ 40,00. O trajeto de barco dura 40 min e serve para apreciar a paisagem que é muito linda. 
Chegando ao local onde ficam as piscinas naturais as diferentes colorações do mar formadas pela água transparente e pelos corais impressionam. Fiquei apenas sentindo a falta da minha super companheira de aventuras, mas, com certeza voltaremos juntos.
Aproveitei para ficar na água fazendo mergulho de flutuação por um bom tempo, apreciando os peixes e corais. As diferentes colorações e o movimento dos corais impressionam.
O período da tarde é ideal para ir às compras, por isso, indico três locais: o mercado municipal, a feira do turista e a feira de artesanato de Tambaú, que fica logo atras do Hotel Tropical Tambaú. Neste último local fica Praça de alimentação, um local onde o povo vai comer, especialmente tapioca. Vale a pena pedir uma, que é super bem servida.

15 a 17/11/2013
24/01/2016.

3 comentários:

  1. Obrigado Rafael pelas ótimas dicas!!! Assistimos agora pouco o Por do Sol na Praia do Jacaré e amanhã vamos para Coqueirinhos!!! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá André,
    Que bom que gostou.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Olá André,
    Que bom que gostou.
    Um abraço,

    ResponderExcluir