terça-feira, 16 de junho de 2015

Turismo Rural - Campo Alegre/SC

Olá galera, 
Este post vai contar a respeito de uma aventura diferenciada. Assista o vídeo que preparamos para que vocês tenham ideia do que experienciamos. Para abrir é só clicar na imagem.
Aproveitei o dia namorados e um ano de namoro para fazer uma super surpresa de viagem pra Paty. Para isso, saímos de Curitiba sábado ao meio dia pela BR 376 em direção à Joinvile/SC. Um pouco antes da cidade entramos a esquerda para acessar a Serra Dona Francisca. 
Logo na estrada que dá acesso para a serra, paramos no no Max Moppi para almoçar. A comida alemã que contou com linguiça, repolho cozido, joelho de porco, rabada, marreco recheado em um biffet por quilo, serviu muito bem para forrar o estômago. 
Depois disso a vista na subida da serra ficou um pouco comprometida, pois, havia uma super neblina. A neblina praticamente eliminou a possibilidade de ver toda a serra, mas não diminuiu nossa empolgação para o passeio. Depois de subir a serra, quase chegando em Campo Alegre seguimos por uma estrada de chão até o Sítio Cambará. O sítio é um local singular, no qual merecem destaque, a vista, a tranquilidade, os passeios a cavalo e principalmente os proprietários que nos receberam com todos carinho e atenção. Logo na chegada fomos recebidos pela Mara, a filha da Dona Noemia, a proprietária do sítio
Para se chegar até o sítio, seguir pela serra dona Francisca até o café Dom Canpones, em seguida é só seguir as placas.
A Mara nos mostrou nosso quarto e nos deu algumas dicas. Entre elas optamos por começar com o famoso passeio à cavalo com a Almeri, sua irmã. 
O passeio de cavalo foi muito legal, para quem quer vir apenas para esta atividade o sítio está de portas abetas. Os passeios podem durar uma ou duas horas, dependendo do que preferir. Enquanto cavalgamos, conversamos a respeito de cavalos, plantações e sobre a vida. A Almeri, foi muito simpática e cordial, ela já participou de competições de tambor contra o relógio, não haveria a pessoa mais indicada para nos guiar. Principalmente por ser o primeiro passeio da vida da Paty a cavalo.
Claro que ela foi muito bem.
Logo que chegamos do passeio a cavalo, dona Noemia havia preparado nega maluca com café e bolachinhas caseiras. Uma delicia!! 
Aproveitamos ainda o silêncio e o clima de tranquilidade para descansar um pouco e logo na sequência para jantar uma comidinha caseira que incluiu frango do molho, polenta, arroz, feijão e carne. Tudo muito gostoso.
Depois do jantar o pessoal convidou a gente para tomar uma cerveja e comer uma carne assada. Passamos a parte da carne, mas, a cervejinha e a boa prosa alegraram ainda mais nossa noite. 
Este foi um momento singular para repensar a correria da cidade grande e do mundo corporativo. Nesta noite conhecemos um pouco mais dessa família que está batalhando para manter a  propriedade dos pais e a tradição da vida no campo. Todos foram muito simpáticos e nos receberam de braços abertos.
O café da manhã no dia seguinte incluiu, diferentes tipos de queijo, bolo de chocolate, salame, manteiga e geleia.
Toda comida tinha um tempero caseiro que proporcionava  um sabor inigualável. Destaque para a geleia de fisalis. A fruta é cultivada no quintal e a Noemia faz uma geleia deliciosa. Eles estavam plantando morango orgânico, que deverá ser colhido em meados de outubro ou novembro, seria ótimo poder provar.
Depois de bem alimentados, mais um passeio a cavalo para gastar as energias e apreciar a paissagem. Na segunda cavalgada a Paty já estava se sentindo uma grande amazona e eu até cheguei a ensaiar umas galopadas. 
Depois de toda cavalgada, sempre é bom repor as energias e nada melhor que a comida da Chácara Cambará, no almoço a paçoquinha de pinhão, maionese com ovo caipira e a salada da roça e a costela de panela compunham o cardápio.
Terminada a refeição, nos despedimos e seguimos para explorar a cidade. A despedida sempre é difícil especialmente quando é de um lugar e de pessoas tão bacanas, deixamos um abraço para todos e seguimos em direção à cidade. Nossa primeira parada foi no Armazém Dona Francisca, um local especializado em hambúrguer de cordeiro. Não comemos, mas vale a pedida. Em seguida passamos no centro de informações, lá há várias opções de artesanato e de acessórios de lã de ovelha.
De carro seguindo o mapa que está disponível no centro de informações, nos direcionamos para a Cachoeira Paraíso. A Cachoeira fica localizada bem no centro da cidade, a alguns metros da Prefeitura Municipal. Suas duas quedas juntas somam mais de 60 metros de altura, e nos seus paredões rochosos é possível praticar rapel e escalada. O local é propício para banho e para contemplação da paisagem. Antigamente, a força das águas da cascata gerava energia elétrica para impulsionar as máquinas de uma importante fábrica de amido e fécula de batata, de propriedade da Cia. Lorenz.
Ainda na cidade uma opção é visitar o calçadão da cascatinha, no local foi construído uma rua de peti pavê, e há uma queda-d'água.
Outra opção é seguir para a direção que fica do outro lado do asfalto para visitar o Salto do Engenho, está é uma das únicas atrações que fica um pouco mais distante. 
Apesar de estar chovendo, valeu a pena seguir até lá. Pois, a queda-d'água é muito bonita.
Nossa despedida da cidade foi na Fina Trufa, uma cafeteria especializada em doces.
Nossa passagem por Campo Alegre serviu para comemorar um ano de namoro, o dia dos namorados, mas, principalmente para comemorar a vida e as coisas boas que ela nos apresenta, resta apenas que aproveitemos das maravilhas. Assim, como todo dia me maravilho com a minha noiva linda. 

  • Onde FicarSítio Cambará (47) 3632-8185 - www.sitiocambarasc.com.br
  • Onde ComerFina Trufa
    Armazém Dona Francisca
  • O que fazerAndar a cavalo no Sítio Cambará
    Passear por Campo Alegre
    Cachoeira Salto do Engenho
    Cachoeira Paraíso

12/06/2015.

0 comentários:

Postar um comentário