segunda-feira, 25 de março de 2019

Isla del Sol e Isla della Luna

Olá galera,
Do lado Boliviano do Lago Titicaca é possível visitar a Ilha do sol e a Ilha da lua.
Algumas informações a respeito do Lago Titicaca podem ser vista no post que apresenta Puno - o Lado Peruano do Titicaca. Além disso, serve como forma de comparação para quem está em sua vida sobre qual deles visitar.
Compramos o tour da empresa Andes Amazônia, com a qual há a opção de fazer apenas a Isla del Sol ou incluir a Isla de La Luna.
Fizemos o tour que inclui as duas ilhas, dessa forma o barco segue por 2 horas e meia até a Isla de La Luna, o de é preciso pagar Bls. 10,00 Para entrar na ilha.
Isla de La Luna
O passeio é rápido, aproximadamente 1hora e consiste basicamente em visitar dois pontos, as ruínas e o mirante.
As ruínas consistem em construções pré-incas que possuem diferentes representações.


Neste tour há opção de contratar um guia por Bls. 15,00 para cada ilha. Na primeira acredito que não vale a pena já na segunda não tenho certeza.  Na Isla de La Luna se não estiver com o guia há tempo para subir até o alto da ilha para tirar algumas boas fotos e apreciar a paisagem.




Isla del Sol
O passeio que pegamos incluía aproximadamente 2 horas na ilha, sendo assim, assim que se chega ao subir algumas escadas já encontra-se o templo do Sol.


 Sai construções de pedra que seguem um padrão inca.
Em seguida o caminho até a vila central vai contornado a Ilha e brindando com uma vista maravilhosa. 



 Quando o caminho segue para o Porto paramos para almoçar, o menu do dia incluía sopa de quinoa de entrada, arroz, batata, legumes e truta como prato principal e banana como sobremesa.
Depois do almoço seguimos nosso caminho de volta, mais duas horas de barco.

Valor do tour:
Pagamos Bls. 30,00 por pessoa. É possível comprar praticamente na hora e o passeio sai as 8h e 30min. A dica é tentar embarcar antes para não ficar em lugares muito ruins.
Como chegar:
Para quem vem de Copacabana/BO é possível ir de ônibus direto do terminal de onibus o que leva 4 horas.
A outra opção é  ir até o Terminal Zona Sul e pegar uma condução coletiva que custa 9,00 e demora duas horas até Yunguyo. Nesta cidade são 800m até a fronteira, que custa 4,00 soles. A fronteira se atravessa a pé e segue de condução até Copacabana. Está segunda opção acaba saindo mais barata e rápida.
A fronteira da Bolívia com o Peru fecha as 19h do horário peruano e as 20h do horário boliviano.
Como sair:
Para quem vai para Lá Paz há ônibus grandes e micro-ônibus. Os valores giram em torno de Bls. 20,00, mesmo que tentem vender um ônibus melhor acabam sendo todos iguais e duram em torno de três horas e meia.
Hospedagem:
Hostel Lucero - muito bom, com banho quente, toalhas e cama confortável. A suíte para o casal saiu Bls. 100,00.
18 de dezembro de 2018.

0 comentários:

Postar um comentário