sábado, 10 de fevereiro de 2018

Vale Europeu - Cicloturismo

Fala Galera,
Neste post vamos contar um pouco da aventura no circuito baixo do Vale Europeu em Santa Catarina. Ela teve início  Timbó onde fomos recepcionados pelo Maicon da empresa Seledon. Depois de um breafing sobre o roteiro, grande parte do grupo foi jantar no restaurante Tapyoka, local súber bacana, mas, que não teve um bom atendimento por estar lotado.
Depois de comer um joelho de porco e polenta com linguiça, seguimos para o Timbó Parque Hotel para descansar, pois o dia seguinte iniciaria a pedalada.
Para ter uma ideia do roteiro completo assista o clipe clicando na imagem a seguir.

• Timbó a Pomerode - Dia 01
Acordamos por volta das 6:30 e saímos as 8:30 após varias arrumações do nosso grupo de 28 pessoas.
Apesar de nossa saída ter contado do Timbó Parque Hotel, a saída oficial do circuito inicia no restaurante Tapyoka, aquele mesmo que havíamos jantado no dia anterior.
O início do circuito é simples e praticamente plano. A facilidade na pedalada proporciona mais liberdade para apreciar a paisagem. Repleta de casas de estilo europeu e muitas características dos espaços rurais.
São aproximadamente 27 km mais tranquilos até a primeira subida. É que subida!
Sofremos um pouco, mas o bacana foi que quando chegamos no ápice dela o pessoal da Seledon estava nos esperando com água gelada e frutas para repor as energias.
Com mais 12 km paramos em um local para o almoço. Na verdade um lanche super reforçado preparado pela empresa.
Tenho que admitir que  esta estrutura facilita muito a tranquilidade da pedalada. Com isso poupamos nossas energias para fotos e apenas aproveitar.
Mas nada como chegar no destino. Foram 47 km até Pomerode. Com direito a uma foto na plaquinha de chagada do primeiro dia.
Nosso tour pôr Pomerode começou na Nugali Chocolates. O local tem varias opções de chocolates que são super famosos. Compramos alguns para degustar.
A segunda parada foi em uma cafeteria chamada Mils, local perfeito para um lanchinho da tarde e provar é claro as tortas e cucas da região. Tudo super delicado e arrumadinho, mas, fica a dica da torta de queijo com castanha, maravilhosa.
A terceira parada foi na fábrica e depois na cervejaria da Schornstein onde ficamos aproveitando um pouco. O final da nossa noite foi no Retsaurante e Pizzaria Bierwein, lá pedimos uma pizza meia a moda da casa, meia linguiça Blumenau que apesar de demorar um pouco estava uma delícia.
Pomerode é uma cidade muito agradável, considerada a cidade mais alemã do Brasil é famosa por suas festas e festivais, pesquise um pouco que vale a pena.
  • Pomerode à Indaial - Dia 02
Neste dia pudemos sair um pouco mais tarde do Hotel Casarão Schimidt, mais especificamente as 8:30.
Eu diria que este foi um dia de uma pedalada mais técnica. Começamos e logo após os primeiros quilômetros veio uma subida com elevação de quase 300 metros. O suficiente para que o cansaço começasse a aparecer. Mesmo assim aguentamos firmes.  Principalmente porque a paisagem ajudava muito.
Além disso, a interação com todas as pessoas do grupo já estava muito boa. Especialmente por se tratar de um grupo super eclético, cada um de seu modo soube deixar está aventura mais empolgante e animada. Destaque neste dia para as risadas durante o almoço.
Logo após o almoço veio a segunda subida, foram quase mais 300 metros de elevação, que agora já era enfrentada por ciclistas mais calejados e experientes.
Quando li um livro chamado “Mais que um leão por dia” de um amigo ciclista, ele dizia, existem certas viagens de bike para as quais é difícil se preparar, mas, a preparação mesmo, ocorre na própria viagem. Não quero dizer que não é necessário se preparar, mas, toda viagem, em especial de bike é um momento de grande aprendizado e preparação para as dificuldades da vida.
Depois de muitas pedaladas, risadas e um pouco de sofrimento chegamos a Indaial. Uma das maiores cidades da região, mas, que não possui uma estrutura turística tão grande, e como hoje é segunda de carnaval, não têm praticamente nenhum restaurante aberto... Assim,  o pessoal da Seledon conseguiu um transporte para levar-nos até Timbó comer no restaurante Tapyoka.
Dessa vez pedimos um mignon ao molho alho e olho que estava bom, entretanto, voltou a demorar. Mas, estava bem servido.
  • Indaial à Rodeio - Dia 03
Nosso terceiro e ultimados de pedalada, iniciou aproximadamente às 9:00 da manhã com saída do Hotel Ink em Indaial.
Lá as meninas resolveram fazer uma foto só delas é até que ficou bem bacana.
O primeiro trecho de aproximadamente 10 km teve como principal atração a ponte flutuante, sobre a qual, inclusive passam carros.
Fotos da ponte
Na verdade ela não fica exatamente no trecho do circuito e por isso passamos duas vezes, para atravessar e voltar, o que posso dizer que foi super legal.
Logo após fizemos uma parada para um lanche a bater papo. Estes momentos de parada são excelentes para interação do grupo e para escutar histórias e dar risadas.
Saindo do café logo passamos por uma ponte de Madeira muito bacana.
Depois disso foram ainda mais 12 km de pedalada leve em locais muito lindos até o momento do almoço. Destaque para as paisagens de plantação de arroz, banana, criação de gado, entre outros. Além disso, as casas antigas e casas novas todas sem muros e grades demonstram o cuidado dos moradores com suas residências e a segurança do local.
Alguns minutos ante do almoço paramos em uma igreja para algumas fotos que ficaram muito bacanas na em suas imponentes escadarias.
Foto do grupo na escadaria...
O almoço neste dia foi em um restaurante em Rodeio, todo muito bom. Entretanto, tenho que destacar que os lanches servidos pela Seledon foram top, especialmente pelo bolinho de carne.
Como já havíamos completado aproximadamente 22 km dos 27 km deste dia, demoramos um pouco mais no almoço.
Mas, logo seguimos para nossa última parada, a chegada do terceiro dia em Rodeio. Para mim e para Paty, assim como boa parte do grupo era o último dia, pro isso ficou um gostinho de quero mais. Razão pela qual decidimos seguir até a vinícola SAN Michele de bike, foram apenas mais uns metros, mas com uma subidinha para finalizar.
Vale a pena visitar a vinícola, pois tem um dos vinhos mais premiados no Brasil.
Assim, chegava ao fim nossa pedalada, com um sentimento de superação e com a sensação de que novos desafios podem surgir. Por isso, se alguém quiser deixar uma dica, fique à vontade, teremos o maior prazer em completá-lo e compartilhar para que acompanhem a viagem.
Ficamos com nosso espírito aventureiro aguçado e com a certeza que novos desafios virão.
Apesar de a pedalada ter acabado, nosso noite ainda continuou, como estávamos hospedados em Timbó, no Hotel Blue Rio. Chegando na cidade seguimos até uma super loja de bike para conhecer.
A noite conseguimos uma reserva para jantar no Restaurante Vale das Trutas, sem dúvida o melhor jantar de todo roteiro. Comemos uma sequência de trutas que além de ser farta, estava uma delícia.

• Onde Comer:

Restaurante Vale das Trutas - Rodeio

• Onde se hospedar:

Timbó Parque Hotel - Timbó
Hotel Blue Rio - Timbó

• Empresa que faz o Tur
Seledon - Excelente atendimento, apoio e relacionamento com os clientes. Maicon (47) 98838-2949.