quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Amazonas (interior)


Minha primeira viagem pelo estado do Amazonas foi maravilhosa, todas as vezes que estive lá sempre senti uma energia muito boa. Logo de cara chegamos em Manaus e seguimos para Itacoatiara/AM. É um município cerca de 176 km  de a leste de Manaus.

No caminho o calor fez com que uma parada fosse fundamental. Logo experimente um doce de cupuaçú, que sempre que vou para lá trago e uma fruta chamada rambutan, que esquisita e segundo sua descrição: não é muito diferente da lichia, outra frutinha exótica que virou moda no Brasil. O jeito de comer também é parecido: você retira a popa ao redor da semente. O rambutan é nativo do sudeste asiático, curioso, não?
Itacoatiara é uma cidade do interior na qual o povo é maravilhoso e muito receptivo. Uma coisa que chamou atenção são as famílias em cinco pessoas andando sobre uma única moto e todos sem capacete, meio perigoso, não acha?
Onde ficar: em Itacoatiara fique no hotel Líder, é o melhor da cidade, mas mesmo assim.... rsrsrs. Já virou uma lenda. Peça para ficar nos quartos de baixo, porque você não vai querer levar suas malas escada a cima. Quem conhece pode comentar...

Depois de dar o curso voltamos para Manaus  e já no dia seguinte seguimos para Parintins. Como diz meu irmão Gui, "aí sim fui surpreendido". O povo é maravilhoso, o local é único e os urubus são grande (mesmo). Mas, se você está pensando em ir vá, não perda tempo; ou melhor vá próximo ao dia do festival de Parintins. Tive a mágica oportunidade de ir ao ensaio do Boi .


Estude: antes de ir à cidade leia sobre o festival. Selecionei este vídeo que dá um aperitivo:



Claro que eu sou "Caprichoso"!!! Que me perdoem os Garantidos, mas depois dessa experiência, não tinha como não ser.... rsrsrsrs

Depois de ganhar brindes dos professores para os quais dei curso em Parintins, voltamos de avião para manaus. Esqueci de dizer que você pode ir para a cidade, que fica em meio à bacia do amazonas de avião ou barco.

No final da semana nosso destino era Manacapuru/AM. Destaco que ao pegar a balsa em Manaus você observa uma realidade, chegando ao outro lado do rio isso piora. Ao mesmo tempo que as casas de palafita e flutuantes chamam atenção pela singularidade, me indaguei a respeito da qualidade de vida da população.


Lembrando que atualmente não é mais necessário atravessar de balsa, porque agora está liberada uma das pontes mais cara do mundo.  






Sobre Manacapurú/AM, fica a aproximadamente 84 km de Manaus/AM, o que mais memarcou foi a segunda vez que fui até lá. Isso ocorrem em  28 de agosto de 2011. Neste dia assisti o ensaio da Ciranda, assim como Parintins tem o seu festival, Manacapuro tem o Festival da Ciranda. Desse dia só tenho uma fotinho do celular. Eu tinha visto alguma coisa parecido na abertura do Campeonato Brasileiro Universitário em 2005, lá em Recife/PE. Mas, as coreografias e os jovens se empenhando foi maravilhoso.
Vida: nesse dia em Manacapuru, minha mãe ligou a noite e disse que minha vô estava sendo internada e que era pra ela se despedir, pois minha vô estava no fim da vida. Entretanto, já se passaram mais de 2 anos e a velhinha está firme e forte, melhor que nunca. Ainda bem!
Mais do estado do Amazonas, especialmente Manaus, fica para outro Post.
E você já foi ou gostria de ir para o interior do Amazonas? Como foi ou o que espera?
- 24/04 a 08/05 de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário