sexta-feira, 24 de abril de 2015

Bonito - A capital do Ecoturismo

Olá Galera, 
Neste post vou contar a respeito de um roteiro muito procurado e esperado por todos, inclusive por nós. Por isso, clique no clipe a seguir, para ter uma ideia do que irão ver e acompanhar.

Se aventure com a nossa história!
Estava a trabalho a duas semanas, passando pelo nordeste e pelo centro-oeste. Por isso, já estava em Campo Grande, já a Paty, veio de Curitiba para Campo Grande, com um vôo que saiu as 6:30 e chegou as 9:30. Havíamos contratado a agência de turismo H2O, eu tem cede em bonito. Eles agendaram um super roteiro, que está disponível ao final do post com os valores da época. Vão perceber que locamos o carro com a Movida, já com o desconto que a agência de turismo deu, pois, ficou mais em conta. Os passeios em bonito tem valores tabelados e devem ser agendamos com bastante antecedência, pois esgotam rapidamente. A Vivi, da agência H2O é uma pessoa da qual indicamos, pois é super agilizada e simpática. 
Depois de pegar o carro seguimos para bonito, pela BR 060, que passa pelas cidades de Sidrolândia, Jardim e Bonito. 
Chegando em Bonito e seguimos direto para a Pousada Vila Rica, onde havíamos feito reserva. É um local muito simples, mas foi o que nos restou em cima da hora, a estrutura é um pouco precária. 
Nossa primeira aventura em bonito foi descer o Rio Formoso de bóia. Chegando ao Parque Ecológico, há uma estrutura com stand up, tiroleza, restaurante e um lago. A descida de bóia dura aproximadamente 1 hora e 20 mim. O nível de dificuldade é 2, ou seja, passeio para a família. 
Depois do passeio passamos na "Casa do Pastel", que fica na praça, lá pedimos um pastel de strogonoff de tilápia e outro de carne seca com requeijão, estava uma delicia, recomendamos.
A noite seguimos uma dica e fomos ao restaurante Cantinho do Peixe, lá pedimos um Grelhado especial e uma porção de banana frita. .. No local tinha um tiozinho tocando arpa, super chique. 
Mesmo pedindo a porção média era bastante comida e estava tudo muito bom. Pagamos em torno de R$ 75,00 a conta toda.
No dia seguinte acordamos super cedo, pois o passeio da "Boca da onça", fica a 59 km de bonito. Para chegar até lá é só seguir em direção a Bodoquena e ficar atento as placas que indicam a Boca da Onça. No caminho se passa por 10 km de estrada de chão, por dentro de algumas fazendas.
A fazenda tem um complexo com piscina, restaurante e um mini museu com utensílios antigos. 
O passeio tem a duração de aproximadamente 4 horas, são 4,5 km passando por nove cachoeiras. Quem nos acompanhou foi a Guia Alda.  
A primeira piscina é a "Coqueiro" uma queda d'água muito bonita, pena que não foi possível entrar na água, pois, devido a chuva, estava muito sujo. Do outro lado da cachoeira há um abismo.
Todas elas são Tufas Calcárias, formações rochosas formadas pela queda d'água. Para facilitar vou chamar de cachoeiras, mas os geógrafos de plantão pode explicar melhor. 
Logo após descer uma escadarias passamos por algumas quadras d'água e chegamos a "cachoeira" da Anta. 
Destaque para as mini cavernas que forma na queda d'água. 
Na sequência passamos pela Cascata do Jabuti e logo o Buraco do Macaco, foram locais que impressionaram. Apesar de a água estar escura a paisagem é linda. 
Depois de mais ou menos 1 hora e 20 de caminhada chegamos a cachoeira do Fantasma. A formação calcarea forma o rosto de um fantasma, muito interessante. Logo após revitalizamos as energias entrando na água e fazendo um lanchinho em uma base que fica no meio do caminho.
Depois foram mais uns 30 min de caminhada até a Cachoeira Boca da Onça. Pelo caminho, vimos aranhas, borboletas e um bioma que se assemelha muito ao da Mata Atlântica. 
A cachoeira Boca da Onça, são 156 metros de altura, a maior do estado do Mato Grosso do Sul, um espetáculo.
Depois disso, são 156 metros a cima, subindo uma super escadaria, preparem o fôlego. 
Lá em cima acontece o rapel, muito bacana, mas, bem caro. Ali mesmo pegamos um caminhãozinho de pau de arara para retornar até o complexo, almoçar uma comidinha caseira e nadar com os peixinhos. 
Foi uma delicia nosso dia! Mas, não acabou por aí, pois depois de descansar um pouco era preciso voltar para Bonito, ou seja, mais 59 km. Chegando lá fomos direto tomar um sorvetinho no "Delícias do Cerrado", a Paty foi no sorvete a quilo e eu experimentei um sorvete assado. O sorvete assado é salada de frutas, duas bolas de sorvete e cobertura de marshmallow com castanha, gratinados; uma delicia. 
A noite fomos aproveitar a música ao vivo e o happy hour no bar Taboa, um local super bacana onde as pessoas escrevem seus nomes nas paredes, mesas e onde for possível. O bacana foi que a Paty encontrou alguns amigos de Ribeirão Preto e eles foram uma ótima companhia para conversar sobre viagens, passeios e aventuras.
Um roteiro que foi muito comentado por todos durante esta noite foi a respeito do "Monte Roraima", que sabe ano que vem vocês tenham um post a respeito deste local.

  • 2o Dia
Nosso segundo dia começou com um trajeto de 17 km de estrada de chão até a Barra do Sucuri, onde há uma estrutura para receber os turistas. O local possui uma lanchonete, vestiário com chuveiro e um local de espera bem bacana. Ali mesmo recebemos as instruções e seguimos até o rio Sucuri, que tem esse nome devido ao formato que ele tem. Esse é o terceiro rio mais transparente do mundo, isso vocês mesmos podem conferir. 
O passeio durou mais ou menos 1 hora e 20 min, sendo que nos 20 primeiros minutos subimos o rio de barco e 1 hora descendo com mergulho de flutuação. 
O passeio é imperdível, e foi perfeito, apenas a água estava um pouco fria, tadinha da Paty, quase congelou. Depois de ver esta maravilha da natureza, seguimos para o Parque das Cachoeiras. 
No Parque das Cachoeiras fomos acompanhados pela Fernanda, uma guia super simpática que logo foi explicando que no parque há 7 cachoeiras, que são percorridas ao longo de uma trilha de aproximadamente 2 km. 
Já na segunda cachoeira aproveitamos para um super banho de rio, que se complementou com o banho na Cachoeira do Sol, na qual é possível passar por baixo da queda d'água e ficar na gruta formada pela rocha. 
Na quarta cachoeira a atração era uma Tirolesa que cai na água. Claro que aproveitamos mais está aventura. 
Na sequência chegamos a cachoeira do Sinhozinho, que impressiona não apenas pela beleza, mas também pela história de homenagem a um curandeiro da região. 
Mas, o melhor estava por vir, a ultima cachoeira é a dos Namorados, muito famosa por representar a historia de amor entre uma brasileira e um holandês, que se conheceram ali e se casaram.
A noite fomos a Casa do Tio João, o restaurante mais indicado da cidade. Pegamos uma fila de espera de aproximadamente 40 min, mas que valeu a pena. Enquanto esperamos fomos caminhar na praça central e tirar foto com a fonte que tem dois peixes iluminados.
No restaurante pedimos uma moqueca de Pintado, estava uma delicia. Nós esforçamos ao máximo para comer tudo, mas não demos conta. O prato é uma delicia, bem servido, já o restaurante é bem organizado e o atendimento excelente. 

  • 3o Dia
Neste dia acordamos um pouco mais  tarde e pegamos uma estrada de chão até a Gruta Lago Azul. A caverna foi descoberta oficialmente em 1940 e só em 1970 foi tombada como patrimônio nacional. 
Ao chegar na entrada da caverna baobás tem noção da beleza que espera. Simplesmente maravilhoso ver o azul da água.
Outra informação interessante é que as pedras que se encontram no fundo são enormes, mas por uma questão de ilusão de óptica parecem pequenas. 
O lugar impressiona. O passeio dura aproximadamente 1 hora e 20 min e vale super a pena.
Logo depois fomos para o Aquário Natura, ele é formado pela nascente do Rio Baía Bonita, que se estende pelo Rio Baia Bonita formando um lago de águas cristalinas, verdadeiro aquário natural donde convivem uma grande variedade de espécies aquáticas de plantas e animais. Conta com restaurante, bar e várias lojas de souvenir. No início ficamos nadando bem próximo a fonte, onde a água é totalmente transparente e com muito peixes. 
Não haveria lugar melhor para fechar nossa estada em Bonito, pois aquele lugar é simplesmente lindo!!!
Depois de três dias de trilhas, cachoeiras, mergulhos e muitas fotos lindas era hora de partir. Por isso, foram 300 km até Campo Grande. Chegando lá, fomos direto para o restaurante Lagoa da Prata, para comer uma tilápia a moda da casa e seguir para nossa pousada para descansar.
Super recomendamos o passeio para bonito.



Restaurantes - Casa do Pastel, Cantinho do Peixe, Casa do Tio João, Sorveteria Delícias do Serrado e Bar Taboa,
Passeios - Todos que possível, se possível intercalar flutuações com cachoeiras. Se tiver um pouco mais de dinheiro para investir procure o Abismo de Anhumas.
Preços

18 a 21/04/2015.


Um comentário: