sábado, 17 de setembro de 2016

Jalapão/TO - Berço das águas ou deserto brasileiro?

Olá galera,
Neste post, vocês poderão acompanhar uma super aventura de quatro dias no Parque Nacional do Jalapão. Clique na imagem a seguir, assista ao clip e acompanhe os detalhes desta super aventura.

• Dia 01 - O Cerrado
Saímos no dia anterior de Curitiba com um vôo da Gol. A dica é reservar a passagem com bastante antecedência, pois as passagens para a capital do Tocantins constumam ser caras.
Nossa saída do Hotel Fit (onde nos hospedamos em Palmas) foi as 8:00 da manhã. Quem foi nos buscar foi o Diego da empresa 40 graus no Cerrado, que logo passou para apanhar o restante da nossa equipe, a Celia e o John.
Seguimos em direção a Taquaruçú até chegar á Apa do Largeado, a área de proteção ambiental que se estende até a serra do Largeado. Nossa primeira parada foi na cachoeira Escorrega Macaco, que tem seu acesso por uma trilha de aproximadamente 1,5 km.
A 80 metros desta atração, está a Cachoeira Roncadeira, local ideal para rapel. Claro que tivemos que aproveitar mais esta atração.
Depois de um banho super refrescante, foram 120 km de estrada boa até a Pousada Águas do Jalapão, localizada na cidade de Ponte Alta. A pousada seria o local onde nos hospedaríamos no primeiro dia. Mas, como ainda era meio dia, almoçamos, descansamos um pouco e seguimos para a próxima atração, o Quênion Sussuapara.
Detalhe que logo ao sair da pousada começamos a perceber o clima do jalapão, pois, devia estar uns 35 graus ou mais. Além disso, as estradas que utilizamos daquele ponto para frente, seria apresentada na imagem a seguir.
Essa foto serve para terem uma ideia das estradas que enfrentaríamos nos quatro dias desta aventura.
Nossa próxima atração, o Quênion Sussuapara, se formou devido ao caminho aberto pela água que cortava a rocha de arenito. Apesar da água formar uma piscina, nos últimos anos, um morador desmatou o leito da nascente fazendo com que a água trouxesse detrimentos e acabasse com a profundidade que existia.
Em seguida, retornamos até Ponte Alta, para tomar um sorvete e seguir em direção ao Morro da Cruz.
O Morro assim como a Pedra Furada (que seria nossa próxima atração) são formações de rochosas compostas por sedimentos marinhos, isso mesmo, este lugar provavelmente já foi o fundo do mar. Mas, isso é uma longa história. Rsrsrsrs.
A Pedra Furada, foi o palco do nosso primeiro por do sol no Jalapão.
Depois de um dia super agradável conhecendo as belezas do cerrado, seguimos para a pousada, aproveitar a piscina, comer e descansar.
  • Dia 02 - Praia e Dunas

Saímos às 7:40 da pousada, depois de um bom café da manhã, o trajeto foi duro, 3,5 horas de estrada de chão até a Cachoeira da Velha.
Este local é apenas para contemplação, apesar de algumas empresas oferecerem um Rafting (que parece ser curto). Além disso, não se preocupe, pois alguns metros da cachoeira existe uma Prainha, local perfeito para se refrescar e relaxar o corpo do chaqualhar da caminhonete na estrada.
Depois de um primeiro mergulho, fomos chamados pelo Diego para almoçar. O almoço foi paçoquinha, sanduíche, maçã e barrinha de cereal, tudo preparado por ele.  De barriga cheia, tivemos mais uma hora para aproveitar a praia e em seguida, cair na estrada.
Saindo dali foram mais 3 horas até as dunas, onde aproveitamos o Por do Sol.

Estas dunas foram formadas pela erosão causada na Serra Espírito Santo. A serra parece um morro chapado, até é possível subir a pé, mas isto não estava em nosso roteiro, quem sabe uma próxima vez.
Depois de muitas horas de estrada, chagamos na cidade de Mateiros, local onde passaríamos a segunda e terceira noite. A primeira coisa que fizemos na cidade jantar no restaurante Rancho 21 em seguida nos instalamos na Pousada Santa Helena.

• Dia 03 - Fervedouros e Cachoeira da Formiga
Este foi um dia mais tranquilo e deu para aproveitar as principais atrações do Jalapão.
Saímos às 8:30 da pousada, após um ótimo café da manhã. Nosso primeiro destino foi o Fervedouro Buriti. O horário foi perfeito, pois fomos os primeiros a chegar, o que nos rendeu boas fotos.

O local fica dentro da propriedade do Lino, ele logo ofereceu uma cachaça de alho, não era tão boa, mas, valeu a experiência.
Os fervedouros da região começaram a ser explorados na década de 90 e se trata de uma ressurgência das águas do Aquífero Urucuia. A água subterrânea que passa com pressão sob o solo e encontra fendas nas rochas que fazem com que ela suba com pressão e encontre o solo arenoso, a areia faz com que a pressão diminua e pareça uma nascente em que o corpo de quem entra na água seja empurrado para a superfície da água.
Depois da experiência no primeiro fervedouro, seguimos para o Fervedouro Buritizinho, onde há várias atrações, como: boia cross, tomar banho de rio e dar alguns pulos das árvores, caindo na água, além é claro, tomar banho no fervedouro.
 Quem comanda o boia cross é o Bola, um menino de aproximadamente 10 anos, mas quem nos acompanhou foi o seu irmão, o Edivarges, uma figurinha de uns 9 anos.
A comida estava uma delicia, tudo preparado no fogão à lenha.
Depois de quase uma hora aproveitando o local seguimos mais uns 2 km até a Cachoeira da Formiga, um local excelente para aproveitar a tarde.
Ao chegar o local estava praticamente vazio, mas, logo começou a chegar um pessoal que acompanhava o Rally dos Sertões.

Depois de aproveitar bem o local seguimos para o Fervedouro do Ceiça, o local é bem bonito, mas tem capacidade para apenas 6 pessoas por vez, o que fez com que precisássemos esperar um pouco. Mas, é claro que valeu super a pena.

A noite seguimos para a Pousada Santa Helena tomar um banho e jantar novamente no Restaurante Rancho 21. Lá a Dona Valda preparou um escondidinho e um macarrão na chapa que estavam magníficos.

• Dia 04 -Bela Vista e o retorno
Saímos da pousada as 7:40, depois de um super café da manhã com bolos que acabavam de sair do forno.
Foram 3 horas de estrada de chão até o fervedouro Bela Vista, que fica no município de São Félix.
Este Fervedouro foi o meu preferido, além de ser o maior, é o que mais empurra o corpo para cima.

Depois de aproveitar por quase uma hora seguimos mais 26 km até o restaurante do seu Henrique e da dona Valda que fica um pouco pra frente de São Félix. O seu Henrique e a dona Valda, são um casal de gaúchos que saíram do Rio Grande do Sul em 1971 e já passaram por várias cidades e estados trabalhando com agricultura e gado, até se estabelecerem no Tocantins em 2011, onde encontraram no turismo uma oportunidade de recomeçar. A casa deles não possui energia elétrica, por isso, precisam constantemente buscar gelo na cidade.

O casal é um exemplo de que nunca é tarde para recomeçar. O almoço estava muito bom, agradecemos bastante a recepção e seguimos viagem.
Foram 70 km de estrada de chão até a serra do Gorgulho. Neste trajeto passamos por alguns atrativos, mas, que não faziam parte do nosso pacote, entretanto, tiramos umas boas fotos do Morro da Catedral e do Rio do Sono.

Depois da nossa parada, foram mais 70km de estrada de chão, regada à vista do por do sol laranja do Jalapão. Para encerrar a viagem, foram mais 110 km de asfalto até Palmas.
Uma aventura inesquecível, seja pelos fervedouros, cachoeiras, dunas e por do sol ou ainda pelas estradas e pela companhia do Diego, John e da Célia.

Para quem gosta de aventura, com certeza esse roteiro deve estar na lista, pois, é um lugar único. Apreciando a paisagem do cerrado e conhecendo um pouco o povo da região, só posso concluir que a vida se renova a cada queimada, chuva, seca, entre outros acontecimentos. Por isso, procure sempre se renovar e, nesse caso, viajar é uma excelente forma.

Chegando em Palmas, aproveitamos ainda para jantar no Adelaide Bistrô. No dia seguinte, passeamos pelo Parque dos Girassóis, pela Praia da Graciosa e em uma feira no setor sul. Por fim, almoçamos uma boa carne de sol no restaurante Cabana da lagoa.

Espero que tenham gostado.
Um abraço e até a próxima aventura!

Para ver todas as fotos clique na frase a seguir e acesse nosso flickr:
Fotos do Jalapão

Pousada Santa Helena - Mateiros
Hotel Fit - Palmas

O que fazer
Fervedouros Buriti, Buritizinho, Ceiça e Bela Vista.