terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Bangkok - Tailândia

Olá galera,
Neste post vou contar uma parte da aventura em Bangkok, que faz parte de uma trip pelo sudeste asiático, incluindo Tailândia (Bangkok, Chiang Mai, Railay Beach, Phi Phi), Vietnã (Hanói, Ha Long BayHoi An), Camboja (Siem Reap).

Saímos de São Paulo por volta da 01:00 da manhã do dia 03/12. Foram 16h de vôo até Dubai pela Emirates é mais 6 horas até Bangkok. Antes que alguém pergunte preferimos não fazer Stop over em Dubai, pois, faltaria tempo para nosso roteiro, fica para próxima.
  • Dia 01
Chegamos em Bangkok as 9:00 da manhã e logo no aeroporto pegamos um táxi por 500,00 bah.
Nosso hotel era o A and A Gesthouse, o quero é limpo e o atendimento muito bom. Lá a Jù, que tem uma agência de turismo nos ajudou a agendar nosso roteiro de dois dias.

Passeios de Tuk-tuk

Nossa primeira aventura começou quando saímos na rua em direção ao Grand Palace e encontramos um local que nos indicou o passeio de barco pelo rio. Ele mesmo negociou um Tuk-tuk por "B 30,00" (trinta Baht) para nos levar até o Porto Sam Phraya.
O passeio de barco que pegamos foi bem mais em conta, por sair deste porto, custou "B 800,00" por pessoa. Nele é possível ver vários templos e as casas da beira do rio, das mais humildes até as mais chiques. O passeio durou 1 hora e já nos deixou muito próximo ao Grand Palace.

Grand Palace

O Grand Palace é um dos templos imperdíveis em Bangkok, seja pelo tamanho, importância e beleza. Lembrando que para entrar é preciso estar de calça, sapato fechado e camiseta de manga para entrar nos templos. 
É impossível apresentar tudo nas fotos, pois, a cada portão que se entra surge um conjunto de construções e estátuas que realmente impressionam.
O local é também morada do imperador e da rainha. Nestes dias a população estava muito triste, pois fazia alguns meses que o imperador Bhumibol havia morrido, depois de governar por quase 70 anos. E como no dia seguinte seria seu aniversário, estavam acontecendo um conjunto de comemorações e rituais religiosos. Lembrando que a Tailandia ė principalmente Budista. Lá o Budismo lançou raízes no seculo VII, no Sul, na actual região de Bangkok e no Norte, na região de Lampun. No seculo XII o povo Tai, que chegou ao território vindo do sudoeste da China, adotou o Budismo Teravada como sua religião, o que espalhou templos, caracterizados por altos e dourados estupas e uma arquitetura budista similar àquela de países como o Camboja e Laos. Atualmente, quase 95% da população tailandesa é budista.

Templo Wat Pho - Buda Reclinao

Saindo de lá seguimos o muro do Palácio até o Templo Wat Pho ou como é conhecido "Templo do Buda Reclinado", outro local imperdível. O templo mais antigo de Bangkok e possui mais de mil estátuas. E é lá em Wat Pho que está localizado o Buda Reclinado, enorme. O grande Buda Reclinado é uma atração e tanto! Um monumento impressionante, todo folheado a ouro, que mede, da ponta dos pés até a cabeça, 43 metros de comprimento.
O que mais impressionou no local foi a sensação de tranquilidade passada pelo clima de espiritualidade. Logo na estrada o local para orações e pedidos, indica um pouco de experiência que teríamos. Em seguida, ver a estátua gigante já tornava o passeio inesquecível.
Entretanto a cada instante, os corredores repletos de estátuas, as paredes decoradas, os prédios cuidadosamente pintados e as construções com efeitos e alto relevo, coroavam a beleza do local. Dentre as religioes munidais (a maioria das quais proclama a existência de um Deus criador), o budismo é considerado incomum por ser uma religião nao teista. Para o Buda, a chave para a libertação é a pureza mental e a compreensão correta e, por esse motivo, ele rejeitou a noção de que se conquista a salvação implorando para uma deidade distante.
De acordo com o Buda Gautama (Sirdhata), a felicidade desperta do nirvana que ele atingiu está ao alcance de todos os seres, porém, na visão ortodoxa, é necessário ter nascido como um ser humano.
Além das estátuas de Budas e de monges (gordinhos, magrinhos, crianças), você com certeza verá também muitas estátuas de Yakshas! O que é isso? São aqueles “demônios” de cara brava, bem típicos quando se pensa em Tailândia. Na verdade eles são demônios bons, usados como guardiões dos templos e de Buda, e possuem a cara feia para espantar os maus espíritos. São sempre muito bem detalhados, coloridos e trabalhados.
Para nossa surpresa ao final, fomos coroados com uma cerimônia budista, com direito a entrada e a alguns minutos meditando ao som de seus cantos budistas.
No final do dia seguimos para o Hotel para tomar banho e seguir jantar. Nosso jantar foi próximo à rua Khoan San Road, em um restaurante muito bom. Comemos dois pratos típicos, um com frango e outro com camarão e bebemos uma cerveja local. Tudo estava uma delicia.
Claro que para encerrar o dia, fizemos uma massagem nos pés, que além de ser muito barato é perfeita para relaxar depois de um dia cansativo de muita caminhada.
  • Dia 02 

Ayuta Tour de 1 dia

Para este dia compramos um tur que iniciava em Ayuta, antiga capital da Tailândia.
O primeiro Templo que visitamos neste dia foi Watyaichaimongkhol. Lá as construções tem o formato do "chapéu" que fica na cabeça do Buda. Que simboliza sua inteligencia.

O segundo Templo do dia foi o Wat Mahathat, construído em... simboliza...
O que mais impressiona lá é a estátua do Buda que foi envolto por uma árvore.
Ainda no período da manhã foram mais dois templos, o Wat Lukaya Sutha e o Wat Pho Khao Thong. No primeiro é possível ver a maior estátua de Buda Reclinado.
No segundo, um templo imponente, que foi construído...
O almoço foi no local em que a companhia de turismo nos levou.nada muito bem elaborado, mas, cumpriu o papel de saciar a fome.
Saindo de lá fomos até o Templo Phrasisanphet, um dos mais bonitos do dia, ele represnta o turbante que os Budas possuem na cabeca e que simboliza inteligencia.
Os monumentos impressionam pelo tamanho e pela simbologia. Ficamos contemplando e tirando algumas fotos.
Nosso retorno para Bangkok durou aproximadamente 1h 30min. O suficiente para todos do grupo cochilarem legal na van.
Depois de chegar na pousada tentamos jantar em um restaurante que fica na cobertura de um hotel, mas, como eu estava de bermuda não foi possível. Então, voltamos para jantar na Khao San Road.

Chinatown

Local não só de trabalho e moradia de imigrantes chineses, como de muitos outros países da Ásia, a Chinatown de Bangkok tem seus charmes. Os painéis alucinantes e coloridos que brotam dos prédios são marca registrada.
Nas ruas tranversais, muitas feiras vendem de tudo o que se imaginar. Frutas, peixes, comidas típicas, doces e muita falsificação chinesa.
A partir da região da Khaosan Road da pra ir até a Chinatown de táxi ou tuk tuk. É possível chegar também de barco, com o Chao Phraya River Express.

MBK Shopping

Muitos talves estejam estranhando um shopping center entre nossos passeios, pois, não é nossa característica. Mas, o MBK Shopping é uma mistura de mercado popular com muitas barracas (sim, do tipo camelôs mesmo) com mega lojas de marcas como a Nikon. Lá é possível comprar móveis, tirar fotos com as roupas da família real e até comprar cremes e perfumes importados tal como num mercado informal.
Uma atração a parte é comer na praça de alimentação que fica no piso superior. Lá você carrega créditos em um cartão e se diverte com as comidas regionais.

  • Agradecimentos 
Neste post agradecemos muito a Jù que nos ajudou nos roteiros e a todo o povo de Bangkok que sempre foi super solicito, mesmo sem que tivéssemos que pedir.
  • Custos
Passagem Ida e volta, São Paulo - Bangkok: R$ 2.200,00.
Sempre negocie quando for andar de Tuk-tuk
Rambuttri Vilagge - hotel para ficar em Bangkok
  • O que fazer
Massagem - além de muito barato, é considerado o melhor lugar do mundo para isso.
Grand Palace
Templo do Buda reclinado

  • Dicas
Lembrando que os templos são lugares sagrados, onde é proibido com sapato aberto, usando camisa sem manga, shorts, calca leg e saias acima do joelho. Uma solução para os que vão desprevenidos são os sarongues, pedaços de tecidos que cobrem as pernas.

* Deixe suas dicas, comentários ou sugestões.
** Depois continue a aventura lendo sobre o Vietnã.
*** Visite o post específico do Sudeste Asiático.

0 comentários:

Postar um comentário