segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Fernando de Noronha - Paraíso Brasileiro

Olá Galera,
Neste post vamos contar um pouco de uma aventura super esperada e sonhada por todo viajante, Fernando de Noronha. Além de ser um dos lugares mais bonitos do Brasil, está viagem se tornou muito especial por se tratar de nossa lua de mel.

• Dia 01 - A chegada
Chegamos por volta das 15:00 no aeroporto,  lá uma van convênio da com a pousada nos esperava. A van era de uma agencia de turismo chamada Na Onda. Quem nos recebeu na van foi Natalia, uma das funcionárias que nos deu várias dicas a respeito dos passeios.
Chegando a pousada, ficamos conversando com a Marli (proprietária da pousada Colina dos Ventos), enquanto caia uma chuva forte. Aproveitamos então para descansar um pouco da longa viagem e só saímos a noite para jantar no Restaurante Cacimba. Vocês vão perceber que comer em Noronha é uma atração turística.

Restaurante Cacimba

No restaurante pedimos uma Lagosta assada que tinha como acompanhamento purê de gerimum (R$ 200,00), não podemos dizer que foi a melhor coisa que comemos na ilha, mas valeu a experiência gastronômica.
Depois de bem alimentados, seguimos para o Bar do Cachorro, onde toda segunda feira tem apresentação de Maracatu e Forró. Entretanto neste dia não haveria o Maracatu , visto que nas últimas semanas havia chovido e molhado os instrumentos do grupo. Uma pena, mesmo assim ficamos para aproveitar o forró e dançar um pouco.
  • Dia 02 – Mergulho e por do sol.
Neste dia acordamos já com a vista surpreendente do nosso quarto na Pousada Colina dos Ventos, estava um sol radiante, que brindaria todo nosso dia. Depois de um café reforçado nosso primeira atração em Noronha foi o mergulho no porto com o Bodão um nativo que faz mergulho com  cilindro saindo da Praia do Porto.

Mergulho saindo da praia com o Bodão

No mergulho vimos tartarugas, duas espécies de raias, lagostas e uma infinidades de peixes, incluindo até uma moréia.
O mergulhos foi impressionante é o Bodão é super gente boa. Paga os R $ 450,00 para o casal, a saída que incluiu a locação dos equipamentos.
Depois, tiramos algumas fotos e seguimos para o museu do tubarão,  um local onde é possível ter mais informações a respeito destes animais.

Museu do Tubarão

E além de ter uma vista linda, vão se preparando pois, será algo que irei repetir várias vezes neste postado,  pois Noronha é impressionante. Deste mesmo lugar é possível seguir para o Buraco da Daniela, onde na maré cheia os tubarões ficam nadando, mas, a maré estava baixa e nos contentamos com a super vista do local.

Praia da Cacimba

Na sequência pegamos um ônibus para seguir até a Praia da Cacimba, que fica quase colada a Baía dos Porcos. No caminho uma surpresa, perdi o celular! Putz...
Perder o celular foi péssimo no sentido dos registros para o blog. Mas, serviu para que eu ficasse totalmente offline com o mundo fora da ilha, podendo aproveitar ainda mais a lua de mel com a minha linda.
Mesmo assim, depois de algumas fotos e voltar a trilha toda caminhando, para procurar o celular, sem sucesso, voltamos para a pousada para tomar um banho. Pois, havíamos reservado o jantar do Por do Sol no restaurante Mergulhão.

Restaurante Mergulhão

Temos que dizer que o restaurante é uma atração imperdível, principalmente no que se refere a vista do por do sol e a comida. Nós pedimos uma cervejinha e uma isca de peixe de engraçada.  Para o jantar pedimos os pratos "O Baião" e "Risoto e o Peixe Crocante", os dois estavam uma delícia e custaram respectivamente R$ 74,00 e R$ 94,00.
Comemos muito bem e fomos atendidos com  toda simpatia, a gerente sempre vinha perguntar se estava tudo certo. Ficamos lá das 17:30  ATÉ AS 21:00. Aproveitamos muito o jantar, mas principalmente a vista e o som do mar.

• Dia 03 – Ilha Tur
Acordamos mais cedo, pois o pessoal da agência de turismo passaria nos pegar as 8:00. O valor do Ilha Tour juntamente com o passeio de barco do dia 04, ficou em R$ 250,00, por pessoa.

Praia do Leão

Começamos o nosso Ilha Tur pela praia do Leão, neste momento ficamos apenas apreciando a vista do mirante, de onde é possível avistar alguns tubarões de longe.
Como podem observar o osso guia o Touro tirou uma foto muito criativa, ficou show.

Baía do Sueste - Tubarões e Tartarugas

O segundo ponto foi a Baía do Sueste, um local ideal para mergulho de superfície,  no qual pudemos ver várias tartarugas, diversas espécies de peixes e alguns filhotes de tubarão.
O mergulho no Sueste é muito fera, imperdível!

Praia do Sancho - A mais bonita do mundo

Na sequência, seguimos para a Praia mais bonita do mundo, a Praia do Sancho. É só chegar no mirante que tem acesso por uma trilha de 100m para ter certeza disso. O lugar realmente é paradisíaco, as montanhas e o mar turquesa deixam tudo muito impressionante.
A Praia do Sancho sempre disputa com Maya Bay, na Tailândia. Para votar em qual acha mais bonita visite nosso post sobre MAYA BAY (clique aqui).
Depois de prestigiar a vista dos principais mirantes, descemos até a praia por uma escadaria que inicia em uma fenda entre a rocha.
Claro que não poderíamos ficar apenas apreciando, logo descemos os 185 degraus, que dão acesso à Praia do Sancho. A descida é curta, mas o inicio é por entre as rochas deixando o trajeto um pouco complicado. Por isso, cuidado.
Ao chegar à praia a faixa de areia,  o mar e as piscinas naturais completam o visual deslumbrante e convidam para um  mergulho.
No mergulho encontramos tartarugas e vários peixinhos. Mas, a água cristalina é o ponto alto do local. Sempre falo que as praias são as mais lindas que já vi na minha vida, mas, neste momento tenho que concordar que realmente esta é a praia mais linda do mundo. Saindo dali ficamos com uma vontade imensa de retornar.

Baía dos Porcos

O interessante é que logo ao lado da praia do Sancho está a Baía dos Porcos, podem não acreditar, mas, na minha opinião ela é até mais bonita que o Sancho.
Depois de tanto exercício e paisagens exuberantes foi preciso parar para o almoço. O local que os guias nos levaram foi o Restaurante da Ná, lá pedimos um peixe na folha de bananeira. Não estava tão bom assim, mas com a fome que estávamos, serviu para matar a fome.

Buraco da Raquel

Nossa próxima parada foi a Baía ou como é conhecido o Buraco da Raquel e de onde se tem a vista da Praia Caieiras. Neste local já havíamos passado, quando fomos visitar o Museu do Tubarão. Mesmo assim em Noronha não tem passeio que não vala a pena ver pelo menos duas vezes, ou mais, rsrsrsrs.
Na sequência fomos seguimos para a Praia da Cacimba, outro local que já havíamos visitado, entretanto, desta vez subimos te o mirante que fica entre a Cacimba e a Baía dos Porcos. Pudemos apreciar uma vista impressionante do morro dois irmãos.

Por do Sol

No fim do dia foi os apreciar o por do Sol no Mirante da Praia do Boldó. Local onde é possível ver as rochas dois irmãos e a Praia do Boldró, Cacimba, entre outras. Simplesmente um grande espetáculo da natureza que encerrou com uma salva de palmas de todos os presentes.

Festival Gastronômico do Zé Maria - A melhor refeição que já fiz na vida!

A noite fomos ao restaurante Zé Maria, para o festival gastronômico,  que a Paty havia reservado com  aproximadamente 15 dias de antecedência. Ao iniciar a apresentação do festival pelo dono da pousada, o senhor Zé Maria, compreendemos a razão pela qual é chamado de festival, isso se deve a questão de cada prato proporcionar um sabor único e maravilhoso. São pratos de baixe,  camarão,  sashimis regionalizados, diferentes tipos de farofas, arroz, carne, entre outros. Foi o jantar mais diferenciado que já comi na minha vida.
Além de tudo, como o próprio Zé Maria mesmo disse, guarde espaço para as sobremesas.
Depois de comer tanto, só havia uma coisa a fazer, retornar para a pousada para descansar. No retorno dividimos um táxi com o casal que estava na mesa com a gente. Uma coisa que achamos muito caro na ilha foi o táxi, R $ 23,00 por um trecho de algumas quadras.

• Dia 04 -Passeio de barco e os novos amigos
Iniciamos o dia com um café reforçado na pousada, pois faríamos um  passeio de barco pela manhã.

Golfinhos

O passeio iniciou em direção ao Aires France, onde já no início avistamos um grande grupo de golfinhos.
Eles são realmente muito lindos, por isso posso dizer que este foi um dos momentos mais emocionantes do dia. Na sequência o barco percorre quase toda a parte da ilha que é banhada pelo mar de dentro. Durante este passeio passamos por todas as praias que havíamos visitado no Ilha Tur do dia anterior, mas agora apreciando-as pela vista do mar.

Tour de Barco - Imperdível

Iniciamos esse Tur com Praia do Porto, passando pelas praias do Cachorro, do Meio, Conceição, Boldró, Americano, Bode, Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Sancho, Baía dos Golfinhos e Ponta da Sapata. No retorno paramos na Praia do Sancho para tomar banho. Lá fomos acompanhados muito de perto por alguns peixinhos azuis muito simpáticos, aproveitamos para tirar várias fotos com eles.
No retorno assim como em todo passeio a cor do mar chamou muito atenção, o azul da água e a visibilidade que deveria estar próxima a 25 metros impreciona , ao mesmo tempo em que, possibilita observar toda a variedade da vida marinha.

Restaurante Mundo Verde

No restaurante Mundo verde pedimos um peixe grelhado com purê e ervas e uma porção de arroz com castanhas, simplesmente uma delícia.  O prato para duas pessoas custava R $ 110,00, o que não é muito caro para os padrões de Noronha.
A tarde seguimos para as praias urbanas do Cachorro, do Meio e Conceição.  Nesta última ficamos algumas horas apreciando a paisagem, observando os surfistas e conversando com  a Elaine e a Izabel,  mãe e filha que vieram passar uns dias em Noronha e que se tornaram nossas amigas, pois, além de fazerem vários passeios com  a gente, tem gostos muito parecido, com viajar e andar de bike.

Pôr do Sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios

No fim de tarde seguimos com elas para ver o Pôr do sol no Forte de Nossa Senhora dos Remédios.
Depois de caminhar bastante durante a tarde, seguimos para a pousada tomar um banho e nos preparar para o jantar e o Reggae da Pizzaria Muzenza, entretanto,  tenho que confessar que eu estava bem cansado,  quase dormindo, por isso, voltamos para a pousada antes do show de Reggae começar.
  • Dia 05 – Aluguel de Buggy
Neste dia acordamos um pouco mais tarde, pois havíamos locado um Buggy para as 9:00 da  manhã. Como tínhamos liberdade para ir onde queríamos,  iniciamos preparando o dia seguinte, agendando o mergulho de cilindro e o rapel, o bom é que os dois lugares ficam um quase em frente ao outro.

Praia do Boldró

Com relação ao nosso passeio iniciamos na praia do Boldró, carinhosamente apelidamos de nossa praia, porque éramos os únicos no local. Outra coisa que impressionava no local era o tamanho das ondas, fiquei imaginando o Alfalfa  aqui iria se esbaldar.

Praia do Sueste

Nossa próxima parada foi a Praia do Sueste, com  direito a avistar uma tartaruga, lagostas e vários peixes. A visibilidade do dia do ilha tour estava melhor, mas mesmo assim  estava maravilhoso. Em seguida fomos a praia do Leão,  mas agora descemos para dar um mergulho super no raso, pois o local é muito perigoso devido às correntes marítimas e a presença de tubarões.  Como estávamos de Buggy,  fomos até o mirante Caracas,  uma paisagem diferenciada, com rochas e pedras.

Praia do Bode

Na sequência descemos até a Praia do Bode, essa não conhecíamos ainda. Lá além de uma praia maravilhosa ao lado direito formam-se piscinas nas rochas. Ficamos um pouco nas piscinas sendo massageados pelos peixinhos.

Praia do Sancho

Em seguida partimos para a Praia do Sancho, lá fiquei em dúvida qual local é mais bonito, o Sancho ou a Baía dos Porcos. Só tenho a dizer que são dois dos lugares mais lindos do mundo. Resolvemos ficar até o por do sol no Sancho, outro espetáculo da natureza.

Projeto Tamar

Saindo do Sancho corremos na pousada tomar um banho, pois tínhamos a intenção de assistir a palestra sobre tubarões no Projeto Tamar. Está foi uma atração muito comentada por todos, mas que neste dia foi proferida por um biólogo português que estudou os ataques dos tubarões em Recife e que agora está pesquisando os tubarões em Noronha.

Restaurante Du Mar

Para encerrar nosso dia fomos janta no restaurante Du Mar. O legal de lá é que eles tem serviço de transfer e levam ao aeroporto no dia do retorno para Recife.
Pedimos dois pratos de Camarão que estavam muito bons, mas logo o cansaço pegou e seguimos para a pousada descansar. Os pratos individuais custavam em torno de R$ 68,00.

• Dia 06 – Mergulho e Rapel

Mergulho de Cilindro Embarcado

Acordamos cedinho pois as 7:15 precisávamos estar no centro da praça do trinta , pois seria o dia do mergulho de cilindro embarcado. Agendamos com a empresa águas claras, o pessoal lá é muito profissional. Mergulhamos em dois pontos diferentes na Caieiras e em outro que acabei esquecendo. O primeiro acontece basicamente em volta de uma rocha e o segundo acompanhando a corrente. Os dois foram maravilhosos,  entretanto o segundo foi ainda mais lindo.

A visibilidade de água é impressionante devia ter aproximadamente 25 metros de visibilidade. A vida marinha diversificada e a cor da água são simplesmente maravilhosos. Vimos vários tubarões,  raias , e peixes de diferentes espécies e tamanhos.  Vimos ainda alguns cardumes, pudemos tirar fotos e fazer vídeos maravilhosos.
Neste trecho filmamos um super tubarão que passou a uns 8 metros de distância, percebam que ele é gigante. Mergulhar em Noronha, foi uma das experiências mais impressionante da minha vida, com certeza será uma história para contar para nossos filhos e netos. Rsrsrsrs
Como iríamos fazer o rapel que sai da vila do Boldró, aproveitamos para almoçar pela segunda vez no restaurante Mundo Verde. Como o já havia comentado uma delícia e um preço interessante pelos padrões da ilha. Pagamos R$ 98,00 o prato de um peixe com legumes. Destaco que lá também tem o serviço de leva e traz e um serviço que adianta o check-in do vôo de retorno levando o turista até o aeroporto.

Escalada e Rapel no Boldró

A tarde fomos fazer rapel com  o Neto, ele atende próximo ao projeto Tamar e cobrar R$ 220,00 por uma tarde muito agradável,  com direito a trilha, uma super vista da ilha, um rapel de aproximadamente 90 metros e uma pequena escalada. Algumas pessoas poder estar se perguntando se vale a pena,  já adianto que sim, principalmente se gosta de aventura com segurança.

Depois de um dia tão cansativo, voltamos para pousada tomar o café das 5:00 da tarde e tomar um banho, para voltar ver as fotos do mergulho e pagar o rapel.

Restaurante Varanda

A noite fomos jantar no Restaurante Varanda, já vou adiantando que em nossa opinião é o melhor da ilha. Lá pedimos uma moqueca, a melhor que já comemos em restaurante e que ainda vinha acompanhada da farofa de pão criada pelo dono e chefe do restaurante.
O dono do restaurante trabalhou por anos como chefe na pousada do Zé Maria,  até que decidiu abrir seu próprio negócio,  o restaurante Varanda, atualmente também é dono do Restaurante Cacimba.

• Dia 07 – Trilha Atalaia Longa.
Neste dia, depois do café especial da pousada, com direito a bolo de cenoura, seguimos com o guia Sinval para a trilha longa da Atalaia. Lembrando que ela foi agendada com antecedência,  mas só a partir do dia que se está na ilha. Quem agendou para a gente foi o próprio Sinval, a pois o contato da Marli (dona da Pousada Colina dos Ventos).
O passeio começa com uma a trilha de aproximadamente 1 km até a piscina natural do Atalaia. Como havia chovido durante a noite anterior, a caminhada passa pela lama, lá é preciso ir de tênis e o uso de colete é obrigatório, claro que é preciso ter snorkel e máscara. Quem nos guiou foi o Sinval (81 3619-0229 ou 81 98798-8071) um senhor muito bacana de 45 anos, indicado pela Marli.
A piscina natural do atalaia é maravilhosa em vida marinha, principalmente peixes juvenis. Vimos polvos, peixes de diferentes espécies, moreia e um tubarão de aproximadamente 1 metro.

Na sequência seguimos pela trilha até a piscina natural. Lá fomos novamente surpreendidos. , pois, novamente vimos polvos, uma grande variedade de peixes e a Paty viu um tubarão bem grande. Segundo ela era muito grande mesmo, depois perguntem. hahahaha.
A tarde deixamos para descansar um pouco e visitar a vila dos remédios,  até procuramos algumas artesanato local, mas se materializam sucesso.
Neste momento uma sensação de que nossa aventura estava chegando à reta final, pois, seguimos para nosso último jantar na ilha.

Restaurante Varanda

Por ser o últimos preferimos o Restaurante Varanda. Lá pedimos um gratinado de frutos do mar, que serve muito bem duas pessoas e que é simplesmente maravilhoso. Além de tudo, é o prato da boa lembrança,  sendo assim, temos uma ótima lembrança de Noronha. que atualmente está enfeitando a sala da nossa casa.
  • Dia 08 – Trilha a nado

Trilha do Morro São José

No nosso último dia em Noronha não poderia faltar uma aventura diferenciada, por isso, marcamos uma trilha a nado  isso mesmo, fizemos uma  trecho de aproximadamente te 300 metros no mar até uma piscina natural que fica atrás do morro São José.
O guia que  nos acompanhou foi o Lambra Eterna, uma figura que é guia e mora na ilha desde 1991 e famoso por dançar forró com  grande parte das moças que já passaram pela ilha. O trecho a nado não estava tão simples pois o  ar estava um pouco agitado por causa do vento. Mesmo assim, tiramos de letra! No caminho de ida ainda de bônus tivemos a oportunidade de encontrar um a tartaruga, com a qual tiranos algumas fotos.

Restaurante Chica da Silva

Depois dessa super aventura ainda fomos almoçar no Restaurante Chica da Silva. Lá pedimos o prato que é o carro chefe da casa, um peixe grelhado com  purê de jerimum  recheado com camarão e coberto com  queijo. Que  nos indicou o prato foi o Diego e a Gabriela um casal bacana que mora em Canela e que conhecemos no ponto de ônibus. Não esqueça de comer o bolo de chocolate gelado, é uma sobremesa maravilhosa.

Difícil mesmo foi se despedir do paraíso,  depois de oito dias com sol, praia,  natureza e convivendo com  pessoas super prestativas tive os que dizer até logo a Noronha, pois este é um  lugar que eu precisaremos voltar!

• Agradecimentos
Principalmente a minha Esposa Linda, pois, estes foram os melhores dias da minha vida, a minha lua de mel. Não tem como não recordar destes dias e não se emocionar.

Agradeço imensamente, todos os convidados do nosso casamento qe nos presentearam com esta viagem maravilhosa. Sem vocês este sonho não se tornaria realidade!!!

• Onde comer
Restaurante Cacimba
Restaurante Mundo Verde
Festival gastronômico do Zé Maria
Restaurante Chicago da Silva
O que fazer
  • O que levar
Muito repelente – sofremos bastante com os mosquitos.
Protetor solar – como em toda praia  mas lembre que se precisar comprar os preços são bem acima do que é cobrado no continente.
Snorkel e máscara, caso tiver e estiver disposto a carregar levar também nadadeira .
Dinheiro – a Internet é ruim emas toda ilha, o que faz com que algum estabelecimentos não consigam passar cartão.
  • Quando Ir
Noronha tem duas estações: uma seca (de agosto a fevereiro) e uma chuvosa (de março a julho). Mas na época de chuvas não significa que vai chover todos os dias, há chuvas, mas, você pode desfrutar de bons dias de sol. Para os surfistas, os meses de dezembro a março são bons, mas janeiro e fevereiro são os melhores. Já para quem os mergulhadores, o ideal é viajar em setembro e outubro, quando o mar está calmo e a visibilidade chega a 50 metros.
  • Onde Ficar
Vai depender muito o seu bolso, pois as diárias são bem salgadas. Por isso, indico pesquisar muito.
Ficamos na Colina de Noronha. Mas Lembrando que estávamos em Lua de Mel, por isso, gastamos um pouco a mais.

* Deixe suas dicas, comentários ou sugestões.
** Vote na Praia Mais bonita do Mundo Sancho ou Maya Bay?