quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Ilha do Mel - As belezas do Litoral Paranaense

Olá galera,
Neste post vou contar um pouco a respeito da aventura até a Ilha do Mel com a Cema (minha super sogrinha), Déia (minha cunhada) e Paty (minha super namorada). A ilha é o paraíso do litoral paranaense, um refúgio da loucura da capital do Paraná. Já estive na ilha algumas vezes, inclusive dando a volta de barco. Mas, esta com certeza foi uma aventura inesquecível.
Para chegar na Ilha do Mel é possível pegar um barco que sai de Paranaguá ou de Pontal do Sul, indico ir por Pontal do Sul, por ser um trajeto mais curto. Para isso, saindo de Curitiba, siga pela 277 (sentido ao litoral), pegue a entrada para praia de leste e vá até Pontal do Sul. Em pontal é preciso comprar o tick do barco, que custa R$ 29,00 (ida e volta). Ao pegar a balsa, uniovjovogjvoolpode desembarcar em Encantadas ou Nova Brasilia. Desta vez seguimos para Nova Brasilia, lá ficamos na pousada Canto da Sereia, a Sandra, proprietária é super simpática e prestativa.

Como fomos pela estrada da Graciosa (ver o post de Moretes), chegamos por volta do meio dia e seguimos direto para o restaurante Marisol, na Praia de Fora. Lá pedimos um comercial para 3 pessoas, comemos em 4 e sobrou. Mas, valeu muito a pena, pois, tinha de tudo, peixe, camarão, arroz, feijão, batata frita, maionese, marisco e casquinha de siri.

Depois deste super almoço, seguimos pela trilha para a praia de fora. Para quem vai à Ilha do Mel, esteja disposto a caminhar e aproveitar as paisagens maravilhosas. A Cema, já estava até se sentindo um mochileira, nas trilhas da ilha.
A Praia de Fora é famosa por atrair os surfistas, mas, estava ótima para um banho de mar.
Aproveitamos o pouco movimento para jogar futebol, lembro que este foi o dia em que a Déia fez um gol histórico contra a lendária Gandaia, no desafio de futebol de areia.
No final da tarde subimos até o farol, a vista da Praia de Fora e da Praia Lateral do Farol é maravilhosa.
No retorno para a pousada passamos tomar um café no Café das Meninas, um lugarzinho único. Não tinha, mas ficamos com vontade de comer uma Torta Banoffe! Quem nunca comeu está torta é típica em nossa região.
A noite partimos para a indicação da Vanize, o restaurante da Pousadinha, lá pedimos peixe grelhado, uma delicia!

No dia seguinte a pousada não autorizou que deixássemos as bagagens até o fim da tarde, achamos isso estranho e tivemos que seguir com tudo para encantadas. Optamos por ir de barco, pois segundo o dona da Lojinha de lembranças, seria complicado fazer a trilha com toda bagagem por haver locais em que é preciso passar pelas pedras. Depois disso, conversei com algumas pessoas a respeito da trilha e me falaram que ela é super tranquila, a Ornella, chegou a dizer que fomos bobos de escutar o senhor que disse para não ir.
Chegando em Encantadas é possível perceber que há mais estrutura, assim como a ação do homem já alterou mais estes espaços. Mesmo assim, a praia de encantadas estava quase que deserta.
Depois de dormir na praia, de jogar bola e nadar um pouco, seguimos para a gruta de encantadas. Ela é bonita e vale a pena conhece, pois é bem próximo da praia de Encantadas.
Nosso almoço foi no restaurante Toca da Ilha. Pedimos um comercial e meio, com três acompanhamentos, peixe a milaneza, grelhado e carne, mesmo sendo para três pessoas, foi mais que suficiente. Mas, ainda havia espaço para um sorvetinho. Na volta de barco, a sensação de que foi muito bom, se misturava ao cansaço e por isso, enquanto as meninas dormiam, eu é a Cema, contemplávamos a paisagem.
De Pontal do Sul até Curitiba foram mais 3 horas. A vontade era ficar mais uma semana na Ilha, mas, logo haverão novas aventuras.
Dica de onde comer:
  • Em Nova Brasilia - Restaurante Marisol, Café das Meninas e na Pousadinha.

Onde ficar
  • Em Nova Brasilia Poisadinha.
  • Em encantadas

Como chegar:
De Curitiba, vá de carro até Pontal do Sul, lá seguir de balsa (por 29,00 - ida e volta).