quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Morretes/PR - Estrada da Graciosa

Olá galera,

Já fui para Morretes no litoral do Paraná algumas vezes. Neste post vou colocar informações sobre ter delas. A primeira quando fui com a minha mãe; a segunda quando estive com as Peruanas, Violeta e Lulú e a terceira quando fui de Bike com a Lú, o Alfalfa e o pessoal dos Beras.
Em 2013 combinamos em um dos fins de semana de novembro de ir para Morretes, para quem não conhece as atrações principais são descer o rio de bóia, comer barreado e paa os aventureiros descer de Bike. 
Na vez que foi com a mãe descemos pela rodovia 277, fomos direto para Morretes e almoçamos no meu retaurante preferido o Villa Moretes fica do outro lado da ponte e a comida é simplesmente maravilhosa.

Quem vai precisa comer o prato típico da região, o Barreado, carne desfiada feita na panela de barro, farinha e banana. Para quem estiver disposto a comer muito, tem o barreado completo, que acompanha ainda, camarão (ao bafo e a milagrosa), peixe e pirão.
Já quando fui com Violeta e Lulú fomos pela estrada da Graviosa.
A vista da Serra do Mar é esplendorosa. Tem vários lugares para parar, indico uma cachoeira que tem no caminho e o mirante.
Novamente nesta vez comemos no restaurante Villa Moretes. Lá encontramos o Jeferson, almoçando com sua família, puder conhecer o seu filho guerreiro. 
O terceiro episódio que vou comentar foi uma ida de Bike pela estrada da Graciao. De casa até Morretes foram 80 km. Isso mesmo, mas depois andei mais, já conto.
Depois de chegar na serra pegamos alguns kilometros pelo caminho antigo. São mais ou menos 7 km de cascalho e muita natureza. 

Ficar atento, pois tem uma placa que sinaliza para este trecho. Não aconselho passar de carro por este pedaço!
Chegando esmoreceres almoçamos no restaurante Madalosso, muito tradicional. Mas, ainda prefiro o Villa Morretes.
Para quem acha que a aventura acabou, segui mais 56 kilometros até Ipanema/PR. Uma praia no litoral paranaense. 
O sol estava forte, parei várias vezes para tomar água e renovar o protetor solar. Confesso que isso fez com que eu sentisse bastante cansaço nos últimos 20 km. 
Essa não foi nem de longe a primeira vez que foi para o litoral paranaense de Bike, mas o calor e o almoço caprichado em Morretes, somados aos 136 km, me deixassem cansado. Mas, isso não atrapalhou em nada aproveitar o super churrasco preparado pelo João, na casa da Prof. Marynelma.
Além disso, a vista do apartamento dela ajudava a recarregar as energias.

0 comentários:

Postar um comentário