sábado, 11 de abril de 2015

Salvador - Capital Cultural

Olá galera,
Iniciei este post com uma imagem do Pelourinho para que possam ter ideia do porque algumas pessoas são apaixonadas por este lugar.
Salvador é uma cidade que tem muitas opções para quem quiser passear, ir a praia, festas, comer e se aventurar. Vou começar contando a aventura do dia 11/04/15. Quando fui ao pelourinho com o Barnabé, Sil, Fernanda e Lucas; neste episódio a minha super companheira não estava, mas faltarão oportunidades




Ficamos hospedados no Hotel Fiesta Bahia, que fica no bairro Pituba, de lá pegamos um táxi até a parte de cima do elevador Lacerda. Mas, no caminho passamos em frente a arena Fonte Nova, que é muito legal.
Na praça já há a opção de conhecer o Palácio do Governo. Decidimos entrar no prédio para conhecer e observar a vista, um espetáculo. Deste ponto é possível observar o elevador, o forte, o mercado modelo e o iate clube. Existe uma lenda de que há ligações subterrâneas do mercado até o forte, claro que eu acredito que seja verdade. 
Lá de cima do elevador, vale a pena observar as construções antigas que foram abandonadas. Na sequência descemos o elevador Lacerda para acessar o Mercado Modelo, nesta ida as barracas que ficavam na frente do mercado não estavam montadas. Mesmo assim ir aos mercados das cidades que conheço sempre é algo que eu adoro. 
Não precisa se afobar para comprar as coisas pois na cidade alta há muitas opções também. 
Se o elevador não estiver funcionando são disponibilizados vans que levam a população da cidade baixa para a alta e vice-versa. Tanto o elevador quanto a van custam R$ 0,15.
Na sequência seguimos para Memorial das Baianas, já na entrada é possível ver a Cruz caída e, lá dentro se conhece um pouco mais das vestimentas e costumes da Bahia. 
Já na sequência seguimos para a praça central. Lá há o monumento em homenagem ao Zumbi dos palmares, e uma fonte super bacana. Mas, uma coisa que é fundamental e que só conhece quem é regional é "O Cravinho" onde vende cachaça cravinho, o lugar é ótimo e a cachaça além de bem leve e muito saborosa. 
Logo em frente está o terreiro de Jesus, onde é possível avistar duas igrejas e a faculdade de medicina. O legal é que lá encontramos o Walfrido, Julio e Jeferson.
Na sequência chegar ao pelourinho é sempre uma atração a parte. O local tem toda uma energia diferenciada. 
Ali não se pode deixar de comer no restaurante do SENAC, na minha opinião o melhor restaurante para se conhecer a culinária baiana. Volto a dizer que é sensacional! 
Quando saímos haviam algumas pessoas de um grupo tocando tambor. 
Fiz um vídeo breve para que possam escutar, claro que a gravação com o celular não expressa a energia da música naquele lugar, mas dá para se ter uma ideia.
Foi muito bacana. Na sequência passamos na escadaria do Passo, onde fica a igreja do passo. Ela serviu como inspiração para a obra "O pagador de promessa". 
Para este lado vimos ainda o convento do Carmo que hoje é um hotel retornamos. Nosso dia foi super bacana, mas logo era hora de retornar para o hotel trabalhar.
Outra experiencia que tive em Salvador foi no ano de 2012, quando pude visitar vários lugares, como por exemplo o Farol da Barra, nesta época estava sendo iniciada a divulgação da copa de 2014. Estava um dia muito lindo e a paisagem é perfeita.
Aliada a imponência do farol a praia que fica ao lado não serve para se banhar, mas merece algumas fotos, pois a paisagem que é montada com as pedras é maravilhosa.
Naquele momento entramos na Fundação Casa de Jorge Amado, que fica bem no alto do Pelourinho. Os espaço é muito bacana, principalmente para os fãns do escritor.
A noite fomos ao Museu de Arte Moderna. No espaço de fora, aos sábados a noite há apresentações de Jaz, do projeto Jam no Mam. A apresentação é muito legal e rola por volta das 21:00. 
No complexo do Mam tem ainda um restaurante fica colado com o mar, apesar de muito bacana, acabamos seguindo para um jantar mais humilde. Seguimos então até o bairro Rio Vermelho, no Boteco do França, um lugar super organizado e tradicional. Pedimos bolinho de bacalhau, de macaxeira, queijo quali e polvo no vinagrete. 
Super agradecimentos ao Barnabé que pela segunda vez foi meu super guia na cidade.

Onde Comer:
  • Para quem esta disposto a gastar um pouco mais e saborear uma comida de primeira indico o restaurante "Casa de Tereza", lá comi um prato chamado "Galinha de Capoeira", simplesmente perfeito.  
  • Um lugar obrigatório é o restaurante escola do SENAC, que fica no Pelourinho, lá o buffet livre custava R$ 48,00 por pessoa, mas se prepare para sair rolando, como disse o Alex. Poderá saborear uma grande diversidade de comidas típicas.
Pretendo continuar este post com outras informações da cidade, em outras visitas. Mas, caso alguém queira contribuir é só escrever nos comentários.

11/04/2015

Um comentário:

  1. Turistar por Salvador como uma local, graças ao nosso guia Fernando Barnabé, e com as melhores companhias do mundo foi incrível!!

    ResponderExcluir