quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Hanói e Ha Long Bay - Vietnã

Olá galera,
Neste post vou contar um pouco da nossa aventura no Vietnã. Lembrando que ela faz parte de uma trip pelo sudeste asiático, incluindo Tailândia (Bangkok, Chang Mai, Railay Beach e Phi Phi Island), Vietnã (Hanói, Ha Long Bay, Hoi An) e Camboja (Siem Reap).

  • Dia 01 - Hanói
Chegamos no aeroporto de Hanói por volta das 9:00 da manhã e o motorista que foi indicado pelo hotel que iríamos ficar estava esperando. Lembrando que viemos de Bangkok com um vôo da Asian Airlines,  que custou em torno de R$ 400,00.
No caminho até a pousada foi possível ter uma ideia da loucura do trânsito. 
Nosso hotel era muito top, o nome é Gortage, Jennie (uma pessoa super legal) a moça que atende na recepção e que ajudou com o transfer do aeroporto, deu uma super explicação sobre a cidade, além de nos presentear com a suíte de núpcias.
Seguimos para as dicas da Jennie, iniciando o tur com uma sopa Vietnamita, uma delicia. O local indicado é o Pho 10. 

Pho 10 

Maison Centrale Prision

Nosso segundo destino foi a  Maison Central Prisão ela foi construída pelos franceses para prender os vietnamitas que defendiam o comunismo. Lembrando que atualmente o Vietnã é um país comunista.
A prisão tambem foi utilizada, anos mais tarde, para prender os pilotos americanos capturados na guerra do Vietnã.
O lugar impressiona pela energia que toda prisão poderia passar. Verificar a crueldade que era realizada contra os presos é indiguinante. Além do mais, porque, eles lutavam por mais direitos para o seu povo, contra o domínio francês. 
Em seguida fomos tomar um sorvete que é super fomoso chamado "mochi". Parece uma uma goma de tapioca que envolve o sorvete, vale a pena experimentar.
A sorveteria fica na rua Trang Thi, no caminho para o Museu de Historia. Local que seria nosso próximo destino. 

Museu Nacional

No museu é possível conhecer um pouco da historia da humanidade, pois, existem vários objetos que foram encontrados e que datam de mais de 12.000 anos de existência.
Além disso, ha muitas esculturas, vasos, ferramentas, livros de ouro, entre outros, que mostram a cultura Vietnamita.
Ao lado do museu está a Opera Museum, que é uma cópia da ópera que existe em Paris. 

Hoan Kiem Lake

Dali seguimos para o Hoan Kiém Lake, o lago da cidade que fica bem no centro. é como se fosse um parque que as pessoas usam para tirar fotos e passear. Este habito de tirar fotos chamou muito nossa atencao, em geral os casais fazem books, contratando fotografos que ficam no local.
Ali no centro ha o Night Market, uma rua especifica para compras. Voce deve encontrar muitas roupas, café, comida, entre outros. Saliento que o café é um dos melhores do mundo, por isso, imperdivel. Assim como passar em uma cafeteria para prova-lo.
Outra atracao é o Barh Mi, uma espécie de sanduche com pate e presunto. Comemos na loja 25, perceba que as lojas sao numeradas o que facilita muito encontrar as indicacoes. Neste local comemos um sanduiche e tomamos uma cerveja local "Hanoi Beer".

Catedral

Na volta para o hotel ainda deu tempo de passar na catedral da cidade que ficava quase ao lado do nosso hotel. O bacana é que haviam alunos de uma escola que estavam jogando futebol e badminton na frente da igreja, logo percebi na Paty uma vontadinha de jogar um pouco com eles, mas, estamos aqui para passear e não ensinar futebol, rsrsrsrs. 

Restaurante Quan An Ngon

A noite fomos ao restaurante Quan An Ngon, super indicamos. Além de uma comida super tipica, o atendimento e a possibilidade de ir até a cozinha para ver seu prato sendo feito é um diferencial.
Podemos dizer que Hanoi nos surpreendeu, seja pela forma das pessoas sentarem (em pequenas cadeirinhas), pela forma como descansam (agachadas), pelo transito, pelo numero de pessoas comendo nas ruas e quem sabe pelo tanto de coisas que eles carregam na bicicleta. 
Simplesmente podemos dizer que vale a pena visitar. Entretanto, acredito que dois dias seja suficiente.


  • Dia 02 - Ha Long Bay

Saímos de Hanoi por volta das 8:30, apesar dos 165 km até o porto de embarque são quase 4 horas de deslocamento, devido ao trânsito lento. Chagando no porto entramos rapidamente em nosso barco o "Majestic". Logo de início tivemos uma surpresa, prepararam a suíte de núpcias para nós. 
O barco é muito bom, aconselho. E a comida melhor ainda. No almoço tivemos peixe, legumes, salada, casquinha de siri, arroz é um enroladinho vietnamita.
Ainda durante o almoço o barco começou a andar e nos proporcionar uma vista majestc, rarsrs.
A baía toda é muito singular, com um número impressionante de ilhas, que compõe um visual único.
Depois de alguns minutos navegando chegamos até o local onde pegamos caiaques para um super tour remando até uma caverna e depois passando por famílias que moram em barcos e por paisagens inesquecíveis.
Depois de remar um pouco tivemos um tempinho para apreciar o por do sol e em seguida nadar. 

Nadar no final do dia no meio do nada no Vietnã, foi um momento em que me senti inteiramente conectado com a natureza. As água calmas, a vista magnífica e os peixinhos saltando da água, tornaram aquele momento inesquecível. 

A noite tivemos um jantar maravilhoso, que incluiu comida típica, frango asado na brasa e varios acompanhamentos. Tudo muito farto e delicioso. 

Depois do jantar ligaram um karaokê, neste momento eu a Paty e as argentinas tratamos de agitar a festa. Como sempre os latinos sabem ser animados. 
  • Dia 03 - Uma das 7 maravilhas da natureza
Nosso dia começou com o sol nascendo na janela do nosso quarto do barco. Um espetáculo da natureza.
As 6:30, iniciou nossa aula de Taichi foi perfeita para conectar com a natureza e movimentar o corpo. 
Foi uma experiência muito legal.
Depois disso, fomos tomar café e em seguida fomos passear em uma caverna.  Lá foi possível perceber porque Há Long Bay é uma das sete maravilhas da natureza. 
O passeio pelas cavernas é muito bacana. Ver as formações rochosas e em seguida à vista da baia tornam o local um dos lugares mais lindo que na minha vida. 
Voltar para o barco e ficar no deck apreciando o local também foi um momento a parte. Se alguém tem dúvida em visitar este local, tenho certeza que não terá mais... 
Por volta das 11:00 iniciou nossa aula de culinária vietnamita. Aprendemos a fazer um rolinho vietnamita com carne de porco, cenoura, macarrão de arroz, cebola, cebolinha, pimenta, gema de ovo e enrolado com uma folha de arroz. 
Com isso encerrou nosso passeio de dois dias de barco em uma das 7 maravilhas da natureza. 
O retorno para Hanói demorou quase 5 horas, chegando lá tivemos tempo só para um lanche e seguir para o aeroporto. pois, nosso vôo para Da nang era no mesmo dia a noite. saiba mais lendo o próximo trecho do roteiro que segue para Da Nang, em direção a linda cidadezinha de Hoi An.
Neste post gostaríamos de agradecer ao Mau (nosso guia), a família de Australianos, aos coreanos, as argentinas (nossas germanas - Augustina, Gisela e Natal), a canadense e aos tripulantes. Eis aí a foto do nosso grupo:
Claro que sempre agradeço em especial minha super companheira da vida!!!
E a Jannie que nos deu as melhores dicas do mundo.


  • Dica 
Tome café 
Compre o café é muito diferente e gostoso.
  • Onde comer
Quan An Ngon
Barh Mi 25
  • O que visitar
Prisão Maison Centrale 
History Musean 
Passeio de barco com no mínimo 2 dias em Ha Long Bay.
  • Onde se hospedar 
Escolha com certeza o  Gortage Hotel, simplesmente perfeito.
Barco Majestic U$ 140,00 por pessoa (2 dias)

* Continue o roteiro lendo sobre Hoi An.
** Deixe seu comentário ou sugestão,
*** Visite o post específico do Sudeste Asiático.
Abraço!

07 e 08/12/2016.

2 comentários:

  1. Grande Rafa!!! Sensacional sua viagem e a ampliação da visão de vida, impagáveis!!! Precisamos fazer uma dessa juntos!! Forte abraço a vcs e estou acompanhando por aqui!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Amigo Carlos Alberto Amorim,
    Seria uma honra poder compartilhar momentos como estes ao seu lado.
    E relembrar bons tempos de viagens....
    Grande abraço!

    ResponderExcluir