terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Jericoacoara - Um paraíso escondido nas dunas do Ceará

Olá Galera,

Neste post vou contar um pouco da aventura que eu é a Paty tivemos em Jericoacoara, um paraíso no estado do Ceará. Lembro que está aventura começou em natal, passou por todo litoral norte do Rio Grande do Norte e Litoral ao Sul de Fortaleza

• Dia 01
Saímos de Fortaleza logo cedo, no ônibus da 7:30. Lembro que fomos com a empresa Fretcar, para a qual pagamos R$ 43,00 o trecho de ônibus que inclui Fortaleza-Jijoca-Jericoacoara. São 6 horas até Jijoca e mais 1hora de caminhonete  adaptada, chamamos de pau de arara até Jericoacoara.

Esta era a estrada, isso mesmo, um caminho no meio das dunas.
Logo na chegada seguimos para o Hostel América do Sul, local onde havíamos feito reserva. O local é bem bacana e pareceu bem limpo.
Como a fome estava grande seguimos até o restaurante Bistrôgronoff. Pedimos um strogonoff de camarão, que estava uma delicia, custou R$ 88,00 o prato e o prato veio muito rápido. Os proprietários são paulistas e vieram para Jeri para fugir da agitação da grande metrópole brasileira.
Depois deste almoço as 16 h seguimos para a praia para ver o por do sol. A praia é linda e o por do sol mais ainda.
Antes de retornos para o Hostel agendamos o passeio de Buggy para o dia seguinte. A empresa em que fizemos a reserva foi... O bacana foi que o rapaz da agência sabia tudo a respeito de Parnaíba e nos deu várias dicas.
A noite fomos jantar no restaurante Tamarindo, pedimos os pratos Siciliano e o Aguardente, estavam muito bons. Super indicamos o restaurante, pela comida e pelo ambiente, cada prato individual custava em torno de R$ 50,00.
  • Dia 02
Acordamos cedo para o passeio de Buggy que incluía passar o dia na Lagoa Paraíso. Combinamos com o Buggueiro Rodrigo (88) 9731-5039 e com o casal que estava com a gente para iniciar o dia na Lagoa Paraíso. O nome deles era Anderson e Kati, são de Recife e nós deram algumas dicas a respeito do nordeste, inclusive Carneiro e Porto de Galinhas.
Apesar de informarem que a Lagoa esta vazia a paisagem é muito linda.
O local realmente é muito lindo. As jangadas, as redinjas na água e os quiosques acrescentam certo charme ao local.
Havia disponível ainda Windsurf para que quisesse locar por uma hora. Chatonilda eu foi tentar e posso dizer que realmente é muito difícil. Mesmo assim não desisti.
Depois pedimos um peixe grelhado que estava ótimo e descansamos na lagoa. O lugar realmente é paradisíaco.
Por volta das 15:00 seguimos nosso passeio passando pela lagoa do coração, que no momento está seca devido a falta de chuva. Pois, não chove desde 2009 e a previsão de chuva é para 2015.
O roteiro incluía a Praia do Preá, um vilarejo de pescadores, com uma praia muito linda. Ao passar com o Buggy por esta praia tivemos uma suprema muito triste, uma tartaruga gigante que estava indo até a areia desovar morreu atropelada.

Um crime de trânsito que não será computado e que é uma perda inestimável para a natureza. Esse fato ficou na minha cabeça principalmente pela natureza ter nos proporcionado tanta coisa bonita nestes últimos dias.
Já, nós continuaríamos, passando pelo Riacho Doce e pela árvore da preguiça. Nesta ultima paramos para tirar algumas fotos. Impressionante por a árvore se rendeu a força do vento e cresceu deitada.
Muito bacana!
Com isso, nosso passeio terminou, mas não nosso dia.
Fomos para o Hostel escrever e editar o blog, quem pensa que é fácil ser blogueiro está enganado, da muito trabalho, mas ainda bem que a Patricia Masson, minha namorada linda e editora me ajuda.
No final da tarde fomos ver o por do sol novamente. Mais, um espetáculo incrível.
O jantar foi no Restaurante Bigode, pedimos um peixe assado. Estava ok e o prato custou R$ 60,00.
Para completar a noite fomos tomar sorvete na Sorveteria Gelato Greno. É um sorvete artesanal muito bom, vale a pena provar.
  • Dia 03
Nosso dia começou com uma super caminhada até a pedra furada. Mas, chegando na Praia Malhada, encontramos uns nativos e uns menininhos, com os quais jogamos um super futebol.
Em seguida combinamos com o Luciano, um rapaz que vende água e coco ali na Malhada, para nos guiar até a Pedra Furada. Acabou sendo uma boa ideia, pois apenas os nativos sabem como chegar até alguns dos pontos que ficam no caminho pela praia. Outra coisa bacan foi que é que encontramos Junior e sua amiga e pudemos dividir o valor do guia com eles, além disso, viraram nossos companheiros do dia.
A primeira parada para foto foi na pedra do serrote, local pelo qual é preciso dar a volta por cima do morro quando a maré está cheia. Em seguida, passamos pela Gruta do morcego e o aquário natural de peixe. O aquário chamou muita atenção pois ele é em formato de peixe além de ter uma água muito clara e peixinhos coloridos.

Depois destas surpresas que apenas os nativos conhecem, a Caverna de Duas Portas proporcionou um visual incrível. Outras opções de parada para foto foram a Pedrinha Furada e Pedra do Jacaré. A pedra do jacaré é famosa pois os pescadores a avistavam do mar. Claro que fizemos uma montagem para que a cabeça da Paty ficasse na boca do jacaré. Muito legal!
Logo após passamos pela pedra solta e pelo sofá da sereia, mais duas formações rochosas. Mas, o melhor estava por vir, ou seja, a pedra furada.
Como nossa ida foi pela praia, a volta precisou ser por cima do morro do serrote. É uma caminhada mais pesada, mas que proporciona uma vistas exuberantes.
Detalhe para a foto que estamos caminhando e o coitado do Luciano (Guia), carregando a caixa de isopor com água e coco para vender pelo caminho, isso que é assoviar e chupar cana ao mesmo tempo. Outra opção é fazer o contrário, ir pelo morro do serrote e retornar pela praia. Uma dica bacana é pegar um guia.
Depois de caminhar quase 3 horas, iniciando ao meio dia, fomos comer no restaurante Jerimum, um Prato feito de carne seca com macaxeira, por R$ 18,00. Muito bom, apenas é preciso ter paciência, pois, demora.
A noite compramos nossa passagem para Parnaíba. Detalhe que iríamos ficar em Jeri dois dias e meio e por não conseguir passagem resolvemos ficar três. Isso não foi um problema, pois os Lençóis Maranhences estão secos e Jeri é maravilhosa. Fica apenas uma pendência, vamos ter que visitar os lençóis em outra época.
A noite fomos no Restaurante Apolinario. O chefe e dono do estabelecimento que se chama Apolinario vem na mesa dar indicação do prato e ao final perguntar o que achamos. Eu pedi um Polvo Loco, que é um polvo com camarão, lagosta e legumes em um molho picante e inesquecível. Já a Paty um robalo ao molho pesto e risoto de limão, simplesmente perfeito.
Os pratos são individuais e na medida, super recomendamos. Pois, está disparado entre os melhores pratos que comemos em toda trip pelo nordeste.
A night em Jeri é agitada, tem várias opções entre elas o Bar do Tortuga e o Bar Samba Rock tem música ao vivo. Mas, o bacana mesmo é o Forró de quarta e sábado na Dona Amélia e o Samba de Sábado. Na quinta o Forró é na Maloca e na sexta tem samba famoso na cidade. Nós aproveitamos o Forro da dona Amélia no sábado.

Vale a pena!
  • Dia 04
Como ganhamos um dia a mais em Jericoacoara, pela manhã aproveitamos a praia, pois seria nosso último dia de praia de uma viagem de 17 dias pelo nordeste.
Até aqui já vivemos muita coisa, desde as melhores comidas até os perrengues dos caminho e estradas desconhecidas. Contamos muitas histórias aqui no blog e  demos muitas dicas, mas, muita coisa ainda fica na memória com as maravilhas naturais e a ótima recepção de todos que encontramos. Jeri, por exemplo, é o local da tranquilidade, quando vierem para cá, deixem o estresse e a correria em sua cidade.
Na hora do almoço voltamos ao Restaurante Jerimum, o atendimento é muito ruim e lento, mas, a comida é boa e barata.
A tarde a aventura foi intensa.
Fizemos um passeio de quadriciclo até a Balsa que vai para Tatajuba. Alugamos com o Patrício, que é o dono da pousada que fica ao lado do Hostel América do Sul. Ele nos cobrou R$ 100,00 a hora e dispensou a necessidade de um guia.
Chegando a Balsa fizemos várias fotos.
Foi um passeio muito bacana, se tivéssemos mais um pouco de tempo teríamos atravessado para o outro lado.
No retorno pudemos fazer algumas fotos nas dunas e até do por do sol. A paisagem, junto com a velocidade e a companhia deixaram o passeio perfeito.
Faríamos novamente com certeza.

A noite fomos até o Restaurante Pimenta Verde, como sempre pedimos a indicação de quem conhece, ou seja, da Sônia, a proprietária. Seguimos a indicação dela e pedimos um Camarão e Peixe com molho branco, flambado com conhaque.
Estava uma delicia.
Jericoacoara não tem postes de luz e o cabeamento de energia elétrica é subterrâneo, o que deixa a cidade com uma característica mais interiorana, além de, ressaltar o brilho das estrelas.
  • Dia 05
Saímos de Jericoacoara com destino a Parnaiba ainda pela manhã. A jardineira que nos levou passou para deixar uns turistas na lagoa Paraiso, isso nos deixou ainda com mais vontade de ficar mais tempo e de retornar a este lugar maravilhoso. Como disse o menino que estava na jardineira conosco "qualquer lugar fora de Jeri é outro mundo".
Então, é hora de partir para outro mundo! Seguimos com a empresa Fretcar até Camocim e de lá pegamos um ônibus até Parnaiba.
No caminho descobrimos que há várias praias próximas a Camocim, que vale muito a pena conhecer, entre elas Maceió.
Quem conhecer mais a respeito deixe um comentário contando.
Em Camocim almoçamos por R$ 8,00. Há coisas que que não é possível contar em palavras, entre elas, o ônibus que veio com um monte de gente em pé, pois, o ônibus anterior simplesmente não veio. Estás coisas que só vivendo na pele.
Está foto tiramos na Praça central de Camocim.
Para quem quiser acompanhar, nosso roteiro continua sendo contado no post que fala de Parnaíba no Piauí.