quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Maranhão - Rio Preguiça e Pequenos Lençóis

Olá galera,

Neste post vou contar como foi o final de um roteiro que começou em Natal/RN e terminou em São Luís/MA.
Eu e a Paty chegamos em Paulino Neves no estado do Maranhão, vindos de Parnaíba no Piauí, para isso, pegamos um Taxi Pirata com o Chico, motorista que já nos acompanhava em Parnaíba.  por Tutoia em um taxi pirata com o Chico.
O caminho foi inesquecível, muita areia e algumas casinhas na beira da estrada.
Chegando em Paulino Neves, fomos até  a ponte da cidade, talvez a única atração.

Ficamos hospedados na Pousada Palloma, a proprietária Dona Nice nos recebeu super bem e até preparou o jantar. Comemos arroz, feijão, salada, macarrão e posta de peixe frito. Estava muito bom, comida caseira que se completa com uma pimenta "Gota", penta está que estava presente em quase todas as nossas refeições pelo nordeste.
- Dia 02
Acordamos as 3:30 e saímos as 4 da manhã de Paulino Neves em direção a Barreirinhas. Um deslocamento 2 horas e bem complicado, pela areia e em cima de uma Toyota. Fiz um vídeo do trajeto, se alguém se interessar em fazê-lo posso passar o vídeo para que tenha ideia de como é o percurso.
Chegando em Barreirinhas, fomos a uma padoca tomar café e comer misto quente com bolo de queijo. Logo seguimos para a agência de turismo São Paulo, onde reservamos o passeio do Rio Preguiça por R$ 60,00.
Logo no início o nosso barqueiro Jhonny explicou o roteiro e a origem do nome do rio, que se deve ao fato de ele ser um rio lento, pois tem um traçado em serpentina.
Logo na saída vimos as palmeiras de açaí e buriti. Além das garagens de barcos dos moradores. Outra atração é um atalho cavado com pás e inchadas para reduzir o trajeto percorido pelo rio. Atualmente o atalho se alargou pela passagens de enbarcações e pelo assoreamento do rio.
Assim como no rio Parnaíba havia muita aninga, ela da um fruto quase igual ao abacaxi em aparência, mas que não é comestível.
Em seguida passamos por uma fábrica de cera de carnaúba. A cera serve para carro, piso e atualmente a natura tem utilizado para cosméticos.
No emaranhado do manguezal vimos um grupo grande de macaco prego. Eles estavam catando Carangueijo para comer.
Algumas pessoas no barco ficaram admiradas de os macacos catarem Carangueijo, o mesmo os macacos devem pensar dos humanos. E são muitas as pessoas que vivem da pesca no rio, passamos por vários barcos de pescadores, isso é excelente para pensara a respeito de diferentes formas de levar a vida. Um exemplo é o próprio Jhony, que preferiu não viver da pesca, tornando-se barqueiro em uma agência de turismo. Você já repassou seu estilo de vida? Reflito sobre o meu sempre, acredito que essa é uma das funções de se viajar.
Mas, voltemos ao passeio, que chegou aos Pequenos Lençóis. Eles tem 1/3 da área dos grandes lençóis. Próximo aos pequenos lençóis ficam algumas cabanas de pescadores nômades, que sempre precisam constantemente se mudar devido a mudança de de local das dunas.
No mesmo local das dunas é possível dar banana para os macacos pregos. Em algumas pessoas eles chegam a subir no ombro. Pena que algumas pessoas estava dando biscoito doce, o que pode prejudicar os animais.
A Paty se deu muito bem com eles!
Na ida ainda passamos por Mandacaru,  onde foi construído um farol. Este local foi escolhido porque a região de navegação é acidentada e apesar de o local ser afastado do mar é o que possui terra firme.
Mas, antes de subir o farol paramos em Caburé, um vilarejo com restaurantes e algumas pousadinhas. Além disso, de um lado de onde paramos está o mar e de outro o rio.

O interessante é que provavelmente em menos de 10 anos o Caburé provavelmente deixará de existir devido ao avanço do mar.
No almoço pedimos uma anchova grelhada, com baião de dois. De entrada, como a fone era grande pedimos casquinhvde Carangueijo de entrada.Estava muito bom, mas o preço era um pouco a cima dos lugares onde estamos comendo, R$ 75,00 o prato de peixe e R$ 12,00 a casquinha de siri.
A 5 km dali está Atins uma praia que fica no encontro do rio com o mar. Várias pessoas que encontramos durante a nossa viagem pelo nordeste disse que é muito bonito. Não conhecemos, mas fica a dica, quem conhecer lá, pode deixar um comentário com as informações.
Como anunciei anteriormente, nossa última parada foi em Mandacarú, lá subimos no farol, tomamos sorvete, a Paty brincou com um cachorrinho e compramos um artesanato.
Retornamos com a sensação de tranquilidade que o rio nos passava.

A noite seguimos a indicação do dono da Pousada e fomos jantar no restaurante O Bambu, um restaurante de um francês que tem diferentes tipos de pratos, ele fica na avenida Beira Rio. Optamos por uma Moqueca, que além de bem servida estava uma delicia. O valor do irati era R$ 75,00. Para completar o jantar pedimos um pudim de Macaxeira. O pudim surpreendeu pelo sabor e principalmente pelo tamanho, veio um pudim inteiro.

A orla do rio é bem bonita, tem várias opções de restaurantes e algumas lojas de artesanato.

- Dia 03

Neste dia acordamos cedo mais uma vez, para viajar até São Luís, a capital do Maranhão. São Luís é uma cidade histórica e não são muitas as opções para turismo mas vale a pena conhecer o centro histórico e a feira de artesanato. Se tiverem mais tempo, a cidade de Alcântara localizada a aproximadamente 2 horas de barco também é uma boa opção. Para quem quiser saber mais deste lugares há posts específicos é só clicar sobre o nome da cidade.

- Despedida
Depois de 17 dias viajando com a Paty por quatro estados nordeste só tenho uma coisa a dizer, "vamos sentir saudades", dos lugares paradisíacos, das comidas maravilhosas e principalmente das pessoas que sempre nós acolheram muito bem. Passamos por Natal e região; norte do Rio Grande do Norte, Canoa Quebrada e Beach Park; Jericoacoara/CE; Parnaíba/PI e pelo Maranhão, estados maravilhosos que tem muito a contar a respeito de sua história e cultura.
Acesse os posts, veja as dicas e histórias e viaje!

Dica de Hospedagem: em Paulino Neves, Palloma por R$ 70,00, com ar (98) 98777-8933. Em Barrerinhas Pousada São José, R$ 120,00, com ar.
Agência turismo: em Barreirinhas agência São Paulo (98).