terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Parnaíba - A capital do delta no Piauí

Olá galera, 
Este post conta uma parte da nossa trip pelo nordeste em Janeiro de 2015. Viemos desde Natal, passando pelo litoral norte do RN, Sul do Ceará e Jericoacoara. Para chegar até Parnaíba pegamos uma jardineira até Jijoca, um ônibus até Camocim e mais um ônibus até Parnaíba, uma viagem de 1 dia.
Uma opção alternativa é ir até Camocim de ônibus e de lá rachar um taxi com mais algumas pessoas, o que não é garantido.
  • Dia 01
Chegamos em Parnaíba por volta das 19 horas. Para mim foi muito bacana chegar ao estado do Piauí por ser o 24o estado brasileiro  que conheço. Agora só falta dois e espero que a Paty faça parte das visitas a eles comigo, vai ser perfeito.
Nossa chegada a rodoviária foi meio confusa, pois precisávamos acertar a forma de chegar em Barrerinhas. Acabamos por optar em ir com um motorista, mas conto isso na sequência. 
Já a nossa chegada no Hotel de Charme Casa de Santo Antônio, foi excelente. O Hotel é simplesmente lindo, um prédio centenário com uma decoração impressionante.

Logo após nosso jantar foi muito especial, pois era nosso aniversário de namoro. Comemos no hotel mesmo, um macarrão ao molho de Camarão. Muito bom, além de termos uma vista maravilhosa da piscina do hotel.
  • Dia 02
No segundo dia partimos para o tão esperado Passeio do Delta do Parnaíba. O Riba, nosso barqueiro iniciou dando várias informações, como a de que na região do delta são capturados aproximadamente 80 mil unidade de caranguejo, por mês. A maior parte vai para fortaleza. O rio Parnaíba tem aproximadamente 1450 km de extensão. Só a área do delta são 2700 km2 de área, com aproximadamente 83 ilhas. O passeio sai do Porto dos Tatus. A dica não é ficar no Porto dos tatus pois não há nada por perto, procure ficar no Porto das Barcas. 
Na saída do passeio os  igarapés formam o espetáculo da natureza. Logo na sequência os animais começam a aparecer e duas Iguanas camufladas nas árvores.

Para ver os animais dependemos do olho treinado do Ribas, super indico ele pelo fone (86) 9467-7259 ou 8887-0898. Lembro que ele faz outros tipos de passeio também.
Nossa primeira parada foi nas dunas da Ilha grande. São doze quilômetros de dunas, que se localizam nesta que é a maior ilha do delta. Podemos ter uma vista maravilhosa e fotos muito bacana também. 
O interessante é que o delta proporciona aos visitantes vários ecossistemas, neste ponto por exemplo de um lado há as duna e do outro os igarapés.
Chegando ao Igarapé dos periquitos, o Riba informou que de um lado está o Piauí e do outro o Maranhão. Neste igarapé vimos o Peixe Suciuri, um peixinho muito feio, que fica para fora e tem quatro olhos. O bacana deste igarapé é que é bem estreito e é possível ver vários animais, entre eles o Bugil e os carangueijos.

Outra informação muito bacana é que apenas 3 deltas do mundo deságuam em mar aberto. O ponto mais distante do passeio é a Ilha dos Poldos, já no estado no Maranhão, um lugar muito lindo e interessante, pois de um lado é água de rio e do outro água do mar. 

Claro que eu e a Paty tomamos banho de mar de um lado e depois atravessamos do outro para tomar banho rio.
Logo começaram a chegar os barcos grandes e com eles o pessoal limpando carangueijos para o almoço de quem vai no barco.
Um detalhe importante é que pagamos R$ 250,00 no barco, dividido com o Suíço Rochus, um cara bem bacana que tem vindo algumas vezes ao Brasil, por sua irmã ser casada com um brasileiro.
Nosso último local de passagem durante o passeio foi a Ilha das Canárias, que é a segunda maior ilha do delta, povoada por 400 famílias de pescadores. Tem um pouco de estrutura para turismo, pois, possui alguns restaurantes e três pousadas.
Depois do nosso passeio de barco o Chico, que acabou se tornando nosso motorista oficial, nos levou até a praia Pedra do Sal. 
Logo após, seguimos para a avenida Beira Rio, que fica no Porto das Barcas. Procurávamos pelo Restaurante Carangueijo Expresso, mas como estava praticamente tudo fechado, paramos no Restaurante La Barca. De entrada pedimos uma corda de Carangueijo e em seguida, um peixe e camarão na telha com cebola, estava ótimo. 
Os dois pratos serviram nós quatro, eu, a Paty, Rochus e Chico.
Ali terminava nosso tour por Parnaíba, passamos no hotel para tomar um banho e seguir para Paulino Neves no Maranhão. O bacana foi que nosso motorista, o Chico, Parou na ponte da Jandira, que é a divisa entre Piauí e Maranhão e que passa sobre o rio Parnaíba para tirar uma foto.
As aventuras no Maranhão, podem ser encontradas nos posts específicos sobre São Luiz, Alcântara e Barrerinhas.
Dica de hospedagem: Hotel de Charme casa de Santo Antônio, diárias a partir de R$ 270,00.
Passeio: delta do Parnaíba de lancha pequena, para ir aos igarapés menores e revoada dos guarás, mas entre julho e novembro.
Motorista Chico: (86) 9567-4381 ou (86) 9941-3805.


01/2015.

0 comentários:

Postar um comentário