domingo, 4 de janeiro de 2015

Rio Grande do Norte - Caribe Brasileiro

Olá galera,
Depois de ter dias em Natal e região (norte e sul), partimos em direção ao norte do estado do Rio Grande do Norte
  • Dia 01
Saímos de Natal as 6:50, pois nosso destino era Maracajaú e corais. Para este passeio é importante saber a respeito do horário, pois depende da tábua de maré.
Demoramos 1h e 10 min até o Restaurante Portal de Maracajaú, eles cobram R$ 70,00 para levar até as piscinas com direito ao aluguel do snorkel.
Chegando nas piscinas é possível compreender poque é conhecido colo Caribe Brasileiro.
Poder mergulhar com a Paty foi muito fera, principalmente porque sou orgulhoso de ela ter o curso de super mergulhadora.
Com as águas cristalinas se torna possível ficar muito próximo aos corais e peixes, proporcionando um dos visuais mais impressionante que já presenciei.
Ao retornar para o Restaurante a paisagem da praia estava radiante.
Comemos um peixe com molho de camarão e legumes, simplesmente delicioso e como sempre para complementar uma porção de feijão. A Paty me lembra o Julio que sempre pedia feijão.
Dali seguimos para Praia de São Miguel do Gostoso, mas, antes paramos em Touros, conhecida como a esquina do Brasil, uma cidadezinha tranquila e com praias lindas.
Saindo de Maracajaú são aproximadamente 40 km até touros e mais 20 km até São Miguel do Gostoso. Na região toda há vários locais com usinas eólica, uma atração a parte para quem não está acostumado.
São Miguel do Gostoso cresceu muito a partir de 2006, por causa do Windsurf.
Ao chegar lá seguimos para ver o por do sol em Tourinhos, nossa expectativa era ver o sol se por no mar, mas nesta época do ano não foi possível. Se alguém tiver a oportunidade de ver nos avise.

Logo em seguida conseguimos hospedagem na Pousada Arte do Veleiro, por R$ 200,00. A pousada é simplesmente perfeita, limpa, com um super banheiro, ar condicionado e uma cama aconchegante.
Esqueci de dizer, que para quem está disposto a gastar um pouco mais há a Pousada dos Namorados, fica antes de São Miguel do Gostoso, as diárias giram em torno de R$ 400,00, mas é um sonho.
A noite fomos ao restaurante Macambira, bem próximo a nossa pousada. Comemos um Risoto de Polvo, uma das comidas mais gostosas que já provei na minha vida. Para complementar ainda havia um bolinho de macaxeira, perfeito!
São Miguel do gostoso foi um dos lugares mais gostosos para descansar. A tranquilidade, bom atendimento e café maravilhoso da pousada; aliado a comida do restaurante e por fim a perfeição da praia tornam a esquina do Brasil o lugar ideal para recarregar as energias.
Na praia chama a atenção a cor da praia, a areia grossa, a paisagem com os coqueiros e os bangalôs, os tapumes que os banhistas usam para se proteger do sol e os muitos praticantes de kitesurf. Quer dizer perfeito!
Na hora do almoço, decidimos optar por uma comida certeira, por isso, fomos ao Restaurante Macambira. Novamente a comida estava maravilhosa. Descobrimos que o proprietário era cozinheiro em outro restaurante e que decidiu abrir o seu próprio negocio, que boa ideia para ele é para nós.
Depois do almoço, que já era 16:00, resolvemos seguir para Galinhos. Para ir até galinhos, é preciso voltar até Touros, em seguida andar apriximadamente 40 km em direção a João Câmara, onde é indispensável tirar dinheiro, pois, depois será impossível. Seguir mais 53 km pela BR 406 passando por Cica, Jandaia  e outros vilarejos, por fim pegar a BR  402 em direção a galinhos.

Lugares super inusitados, no nordeste do Brasil. Como disse a Paty, o Brasil é o melhor lugar do mundo, tem de tudo. Seria necessário mais de um ano viajando para conhecê-lo todo.

Atenção não é possível chegar de carro até galinhos, pois o carro fica em um estacionamento e depois, é preciso pegar um barco, pois o local é uma península. Isso pra nós foi uma surpresa.
Fique atento porque tanto para ir como para voltar tem balsa da prefeitura, grátis.
No outro dia tivemos a oportunidade de voltar no local que se chega de carro com a luz do dia, simplesmente lindo.

Na travessia de barco conhecemos "s-inho" (s pequeninino), o rapaz que é presidente da associação de Buggy, ele nos deu a dia da Pousada Espaço Galinhos. A pousada é bem bacana, os quantos são bons, tem ar condicionado e piscina, vale a pena, pois, pagamos R$ 150,00 para o casal. Mas, tem a opção de quarto para 4 pessoas por R$ 200,00.
A noite pedimos comida na pousada mesmo, pois estava tarde e outro grupo comento que estava tudo fechado. Acabou sendo uma boa pedida, o prato de peixe ao molho de camarão estava ótimo e custava R$ 40,00.
  • Dia 02 - Galinhos e Galos.

No outro dia pela manhã havíamos agendado um passeio de barco e Buggy juntamente com o pessoal que estava hospedado na pousada. Nosso grupo era Adi Azevedo, Ana Luisa, Arthur Silva, André Silva, Armando, Monica Maria de Aguir Pires e Ricardo Bompet Pires. O Ricardo é um senhor que deu várias dicas para a continuação do nosso roteiro.

Saímos as 9:00 em direção ao píer, onde pegamos o barco do Pimpinha (84) 9129-9017, já na saída a vista do Píer, da península e das usinas eólicas impressionavam.
A paisagem proporcionada um espetáculo da natureza, que ao chegar a salina Diamante Branco, se complementa com uma obra do homem. O sal é extraído do fundo do braço de mar e armazenado em forma de pedras ou montanhas Brancas.

Em seguida a paisagem do braço de mar , com as dunas e o povoado de Galos, juntamente com os pássaros da região, demonstram como a fauna e flora se complementam. Mas, impressionado mesmo eu estava com as usinas eólicas e com a proximidade que ficamos delas.
O barco vai até a Praia do Capim, onde tomamos banho e seguimos de Buggy por entre as dunas e as usinas eólicas.

Em seguida paramos no mirante da Praia do Capim.
Depois passamos na praia de Galos, com certeza uma das praias mais bonitas que já vi nessa vida.
Na sequência as dunas do André (um senhor que tinha um rancho) impressionam pelas cores e pelo contraste com o braço de mar.
Em seguida fomos ao restaurante da Irene, lá a comida é maravilhosa. É um buffet, com peixe, bobo de camarão, marisco, peixe e muito mais; sem contar a vista maravilhosa.
A passagem por Galinhos deu vontade de ficar uma semana aproveitando a beleza do local. Adoramos!!!
Depois de se maravilhar com o litoral norte do estado do Rio Grande do Norte seguimos em direcao ao litoral Sul do Ceará, mais especificamente Canoa Quebrada (clique para acompanhar em um post exclusivo). Para canoa quebrada, seguir em direção a  Macau até a entrada para Pendência, em seguida se informar no posto BR, em direção a Mossoró, de lá, seguir 74 km até a entrada para Canoa Quebrada. A estrada vai lhe proporcionar paisagem inusitadas como a que parece de um deserto, no nordeste brasileiro.
Neste post queria agradecer a família do Rio Grande do Norte, ao Ricardo e a Mônica aos nativos de Galinhos e é claro minha super companheira de viagem.