terça-feira, 18 de novembro de 2014

Canion do Xingó - Sergipe

Olá galera, 
Já conhecia o estado do Sergipe, mas nas outras oportunidades havia conhecido Aracaju e o litoral Sul (histórias disponíveis em outros posts). Dessa vez, o objetivo é seguir em direção a um dos lugares mais bonitos do Brasil, segundo minha amiga Jú. E é preciso levar em consideração que a Juliana tem propriedade para dizer isso, visto que, conhece muito bem nosso país. 
Para que tenham uma ideia da experiência, preparei um vídeo pra vocês. Para assistir é só clicar na imagem a seguir.

Peguei um vôo que sai cedo de Curitiba e que chega em Aracaju, por volta da uma da tarde já que não havia horário de verão lá. No dia do passeio acordamos bem cedo, pois a saída estava marcada as 6:40. Acabamos saindo as 7:00, com o Valmir (motorista da van). 
Logo é possível perceber que o trânsito da cidade está muito complicado e ao mesmo tempo existe a disponibilidade de muitas ciclovias. Projetos de uso de bicicletas pode ser uma alternativa.
Seguimos pela BR 101, até a entrada para a BR 235 em direção a Itabaiana, uma cidade famosa pela venda de jóias em ouro. Não paramos, pois se tem uma coisa que me falta é dinheiro para comprar ouro. Rsrsrs
Passamos por Areia Branca, uma cidade famosa pelo forró pé de serra, especialmente na época de São João. Além disso, ao lado da cidade tem o Parque Nacional da Serra de Itabaiana. Em seguida o Parque dos Falcões, um roteiro muito famoso, segundo o guia é o único parque autorizado a criar falcões no Brasil. Ficar atento pois a entrada do parque é a direita, logo após Areia Branca.
Mais alguns quilômetros, seguimos em direção a Canindé. A 90km contando da saída de Aracaju, paramos na cidade de Ribeiropolis para esticar as canelas e fazer um lanche. Alguns quilômetros depois, inicia a rota do sertão, a paisagem muda e a sensação é de entusiasmo e ao mesmo tempo sofrimento, por causa da paisagem, seca. 

Quase chegando em Canindé a direita se passa pela Grota do Angico, onde lampião foi morto. 
Canindé faz divisa com Bahia, em Paulo Afonso e Piranhas em Alagoas. Paulo Afonso tem muitas opções de turismo entre elas cachoeiras. Já Piranhas possui o museu do cangaço.
Canindé de São Francisco, fica a 220 km de Aracaju e é o local de onde sai a embarcação (catamarã), quase ao lado da represa do Xingó, que é impressionante. 

Logo ao chegar no local de embarque é possível ter uma ideia do que será o passeio. Neste local está localizado o restaurante, uma lojinha e o píer. A vista é maravilhosa.

A ida tem duração de 1 hora, pelo rio que tem aproximadamente 190 metro de profundidade. Antes do represamento o rio tinha uma profundidade de 30 metros e o rio não era navegável. 
Logo passamos pela pedra em formato de um gavião e pelo morro do macaco, algumas formações rochosas. Em seguida, se deixa o leito do São Francisco e se adentra ao lago São José  onde se encontra o paredão de pedras do Talhado. Neste momento fiquei maravilhado, ao mesmo tempo, com saudades da minha super companheira de viagem, a minha namorada linda... rsrsrs.
Chegando ao local onde fica a Piscina, fomos direto fazer um passeio de barquinho até o final do lago, custa R$ 5,00 e vale muito a pena. A paisagem é simplesmente magnifica.

Depois disso, ficamos nadando, pulando, brincado e se divertindo muito. 

O pessoal de Santos que estava com a gente era super gente boa. Acredito que eles estavam adorando peincipalmente por ser as primeiras férias deles juntos em 8 anos de casados. 



O retorno não chegou a durar 1 hora passamos pela hidroelétrica de xingo que é a quarta maior do Brasil. Logo chegamos ao píer para almoçar. 



Agradeço a todos que estiveram nesta aventura comigo, em especial à Valéria e ao pessoal de santos que foi super bacana, Augusto e a Tais, .

Dica Hospedagem: Hostel Internacional com diárias a partir de R$ 50,00.

Dica Passeio: fiz o passeio com a Crystal Tur, fone (79) 3042-0010 ou 9908-0014.


11/2014.

0 comentários:

Postar um comentário