terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Caminho da Pedra e do Vinho - Bento Gonçalves/RS

Olá Galera!
O estado do Rio Grande do Sul tem me mostrado surpresas muito lindas. Por isso, vou contar um pouco destas experiências.
Chegamos em Caxias com um vôo da Azul, direto de Curitiba. Deslocamento rápido e tranquilo.
Na primeira noite jantamos na Cantina Lunelli, um lugar de comida muito boa e barata. Apenas fiquem atentos pois os pratos são bem servidos.
Comemos um bife a parmegiana, um talharim a carbonara e uma outra carne. Além disso, uma cervejinha puro malte, fabricada na região.
A hospedagem foi no Hotel Personal, excelente. Tinha um ótimo café da manhã, academia, spa e tudo mais. 
Fique atento, pois, dia 20 de fevereiro tem a festa da uva na cidade.
Um dos dias de manhã, foi andando até uma escola de natação, no caminho passei por uma das principais avenidas, a Julio de Castilhos. 
A noite vale a pena aproveitar a noite aqui. Passei ainda pelo parque dos Maxaquinhos, para quem quer passear ou caminhar vale irá até lá.
A tarde fomos com o Mykon, motorista gente boa, o contato dele é (54) 9941-0028. Seguimos com ele para Bento Gonçalves, para o caminho de pedra.
Só o caminho até lá já era uma atração!
Almoçamos no restaurante Nona Ludia, lugar lindo e maravilhoso.
Além disso, só a entrada era sopa de chapeletti com ien (o recheio do capeletti) maravilhoso.
Indico o vinho da região! Comemos muito e aproveitamos a companhia dos amigos. Fora isso o capeletti e me deu a recordação da Nona e das tias lá em Campos Novos/SC. Só posso dizer que minha felicidade gastronômica me fez pensar na família e nos amigos.
Putz, comi de mais!
Seguimos para a Casa da Ovelha, vende queijos matutados para o Brasil todo, são queijos de leite de ovelha de alta maturação.
Em seguida passamos no Doces Peedebon, comprei um doce de abóbora com côco paraninfa mãe. Lembro quando a mãe fazia esse doce, aí vai uma boa recordação mãe!
Nessa foto estou eu e dona Santina, juntamente com o seu Severino são osproprietários  do local.
Fomos a vinícola Angheben e o senhor Idalencio Angheben nos apresentou primeiro a história de sua família que veio do norte da Itália, mais especificamente de Pomarolo, ao norte de Rovereto Trentino. Ele é enólogo e foi professor na universidade  durante 33 anos.

Começamos com um vinho Gewurztraminer, suave e indicada para o calor.
Seguimos com um Pinot Noir, excelente e muito suave. Serve para comidas leves como salmão e massas leves. Na sequência veio um barbeira de uvas italianas, boa para acompanhar pizza. 
Tanino, álcool e acidez, fazem o conjunto do vinho. A acidez trava a sua boca, o tanino da a liga e quebra a acidez.
Seguimos para um Tourigan Nacional, bom para tomar com uma carne de cordeiro.
E por fim, um Teroldego, mais forte.
Mais encorpado e muito, mas excelente. Na dúvida um barbera, mais suave um Gewurztraminer, mais intenso o Teroldego. 
Depois da despedida muito emocionante, seguimos para o Dom Cândido, indicação do seu Idalencio. Provamos um Tannat e um Marselan. Tannat acompanha carnes lembra couro e tem seis meses de varil de carvalho. O Marselan, frutas vermelhas e mais leve, acompanha aves e carnes.
Paramos ainda no Marco Luigi, um lugar para apreciar a vista e tomar um sorvete.
Voltando passamos por Bento Gonçalves. 
No último dia passamos na cidade de Carlos Barbosa, um lugar lindo e bem organizado, além disso, pessoas muito simpáticas. 
Lá indico passear pela cidade e fazer compras na fábrica da Tramontina e uma loja Petina de Formaio. Na loja da Tramontina tudo com 20% de desconto. 
Já na Petina de Formaio tem uma cachaça "Weber House" que é a melhor do Rio Grande do Sul (segundo a pessoa que nos vendeu).
O local é lindo!
Neste post agradecimentos especiais a Walfrido, Andrea, Barnabé (melhor guia da região), e demais amigos!
Ainda tenho que comentar que voltamos por Porto Alegre, local onde aproveitamos para comer no Sushi by Cleber, local maravilhoso. Comemos o prato da boa lembrança, um Combinafo de Camarões, com fatias de sashimi de atum e salmão selado, nigiri shake maçaricado, salmão e ceviche com calda de Ananako. 
Será que é bom!

0 comentários:

Postar um comentário