sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Camboja

Olá galera,
Neste post vou contar um pouco da nossa aventura em Siem Reap, no Camboja. Lembrando que ela faz parte de uma trip pelo sudeste asiático, incluindo Tailândia (Bangkok, Chang Mai, Railay Beach, Phi Phi Island), Vietnã (Hanói, Ha Long Bay, Hoi An), Camboja (Siem Reap).

Chegamos em Siem Reap as 7:30 pm, nosso vôo vinha de Da Nang depois de alguns dias no Vietnã.
Quem nos levou até o hotel foi o Super Star, um motorista de Tuk Tuk muito louco e gente boa indicado pelo hotel. Nosso hotel era o Kouprey, muito bom por sinal.
Nosso jantar foi na Pub Street, um local específico para os turistas.
  • Dia 01 - Small Tour
O Super Star foi nos pegar no hotel as 4:30 da manhã. No caminho paramos para comprar o ticket para os templos, eles custam:
- 1 dia U$ 20,00
- 2 dias U$ 40,00
- 7 dias U$ 60,00
Nossa primeira parada foi o Templo Angkor Wat, com certeza um dos mais bonitos de todos. Ele foi construído entre os séculos IX e século XV. O local é especial para o nascer do sol, por isso saímos cedinho do hotel.
É considerado como a maior estrutura religiosa já construída, e um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo. Tornou-se símbolo do Camboja, aparecendo em sua bandeira e sendo sua principal atração turística. Em 14 de dezembro de 1992 foi declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.
Angkor Wat faz parte do complexo de templos construídos na zona de Angkor, a antiga capital do Império Khmer durante a sua época de esplendor, entre os séculos IX e XV. Angkor abrange uma extensão em torno de 200 km², embora recentes pesquisas estimem uma extensão de 3 000 km² e uma população de até meio milhão de habitantes, o que o tornaria o maior assentamento pré-industrial da humanidade
Ficamos lá por volta de uma hora e tiramos muitas fotos. É muito difícil poder escolher uma, mas, fiz uma breve seleção.
O Templo é lindo por fora e mais ainda por dentro. Cada coluna e cada parede é um detalhe a parte.
No caminho para o segundo templo Angkor passamos pelo portal de entrada o South Gate. Só o portão de entrada já é uma atração.
Logo após seguimos para o Angkor Town, lá você deve se preparar para caminhar muito, subir escadas (não será diferente o dia todo) e se admirar MUITO.
É um complexo gigantesco.
Impossível explicar e apresentar tudo. Quando puder visite nosso Flickr para ver  as fotos em alta qualidade, são impressionantes (a partir de 26/12).

"... uma construção de tal modo extraordinária que não é possível descreve-la por escrito, especialmente é diferente de qualquer outro edifício no mundo. Possui torres, decoração e todos os refinamentos que o génio humano pode conceber." (Antônio de Mandela, 15860).

Na hora do almoço o Super Star nos levou em um restaurante próximo ao Templo Tá Keo, onde comemos um prato típico chamado Amok que estava uma delicia.
Ele é servido dentro do coco e contém legumes, frango ou peixe é um molho com leite de coco. Vale a pena provar.
No início da tarde seguimos para o Templo Tá Keo, um dos meus preferidos, devido à junção entre árvores e os templos. As árvores foram crescendo sobre as construções, modificando-às.
Não se preocupe com o roteiro, pois, o motorista do Tuk Tuk, saberá como proceder.
Ter pego um hotel bom no Camboja foi uma boa para poder lavar algumas roupas, reorganizar as malas e tomar um super banho de piscina após retornar dos passeios.
A noite fomos a um restaurante chamado Khmer Touch Cuisine, que ficava em uma rua ao lado da Pub street.
Depois de estar de barriga cheia ainda tivemos energia para ir ao Templo Bar, uma espécie de balada local. Tomamos uma cerveja e dançamos um pouquinho.
Ao lado da Pub street há também o Night Market, local específico para compras de artesanato, roupas e tudo mais.
  • Dia 02 - Long Tour

Iniciamos nosso dia com um bom café da manhã e em seguida partimos  com o Super Star até o memorial que conta a história do regime do Khmer Rouge entre 1975 e 1979. Eles tomaram o poder e fizeram várias atrocidades, como, expulsar as famílias de suas casas e cidades, separando-as; genocidios; trabalho forçado entre outras.
Muito triste.
Na sequência fomos até o Preah Khan, o Templo foi construído em 1191. Ele chama atenção pelo tamanho e pela estrutura com muitos quadrados.
Depois os próximos templos eram menores, começamos pelo Neak Poa.
Ele chama atenção por ser envolto por água.
O segundo templo foi Tá Som, ele foi construído no século XII e destruído no século XV, depois de permanecer assim por mais de 100 anos foi reerguido. Entretanto é possível verificar que em alguns locais não foi possível reestruturar.
No almoço pedimos um prato de peixe envolvido na folha de bananeira, e um arroz com especiarias e carne de porco. Novamente tudo uma delicia, bem temperado.
No período da tarde visitamos o templo Pre Rup e seguimos para uma vila de moradores que fica a 20 km de distancia. Ir até o local onde sai o bote para a vila de moradores foi uma furada, pois o passeio custava U$ 20,00 e achamos que não valia a pena. Apesar disso, durante o caminho foi possível perceber as dificuldades que o povo do Camboja passa.
A noite deste dia foi bem cheia, enquanto eu fui fazer uma massagem, que por sinal é muito barato ( a partir de U$ 2,00), a Paty encontrou uma canadense e uma francesa. Ficamos com elas durante nosso jantar, um churrasco do Camboja.
A comida é preparada em cima a mesa, é um fogareiro e uma panela, que ao mesmo tempo que cozinha os legumes que estão ao lado, frita a carne que fica em cima. Muito bom!
Depois disso, paramos no Angkor What Bar, pois nossas amigas argentinas estavam lá.
Ficamos lá um bom tempo batendo papo, até que decidimos ir ao Temple Club novamente. Isso mesmo, Temple, que na verdade é uma balada.
Nos divertimos muito, com a companhia das argentinas, dois irmãos de espanhóis e para nossa surpresa dois amigos da Paty de Ribeirão Preto.
  • Dia 03 - Voltando para Tailândia
Acordamos mais tarde depois de aproveitar muito o dia anterior. Por isso, só tivemos tempo para ir ao centro almoçar e dar uma volta no Old Market.
Com isso nos despedimos do Camboja, com a sensação de que gostaríamos de ajudar mais este país. Durante a viagem lemos muito sobre a história de guerras e massacres que o povo do Camboja teve que enfrentar. Apesar disso, a simpatia e alegria do povo é evidente, esperamos que eles possam melhorar suas condições de vida cada vez mais, pois merecem!
Conheça o Camboja e se surpreenda com a riqueza cultural deste país.

• Agradecimentos

Neste post deixo um agradecimento especial os funcionários do Koprey Hotel, às hermanas argentinas, aos irmãos espanhóis, ao Pedro (Delay) e ao Marcelo, o Super Star e é claro a minha super esposa!

• Dica
Use dólar, não precisa trocar dinheiro para a moeda local.

Muita água gelada e roupas leves, pois, o calor em Siem Reap é grande.

Usar sapato fechado, calça ou bermuda a baixo do joelho e camiseta de manga nos templos. Quem quiser pode comprar calças de pano que são comuns na região, baratas e frescas.

Sempre que for comparar pechinche muito, as coisa acabam saindo quase pela metade do preço que lhe dizem na primeira vez.

• O que fazer
Visitar os templos - acredito que dois dias seja mais que suficiente.
Compras - Night Market é uma boa opção.
Tomar cerveja na Pub Street.

• Onde ficar
Kouprey Hotel - super atendimento, além de nos presentear com um upgrade.

* Deixe você também suas dicas, comentários e sugestões.
** Continue ese roteiro lendo sobre Chang Mai, na Tailândia.