terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Chang Mai - Tailândia

Olá galera, 
Neste post vou contar um pouco da nossa aventura em Chang Mai, na Tailândia. Lembrando que ela faz parte de uma trip pelo sudeste asiático, incluindo Tailândia (Bangkok, Chiang Mai, Railay Beach e Phi Phi Island), Vietnã (Hanói, Ha Long Bay, Hoi An), Camboja (Siem Reap).
Chegamos em Chang Mai por volta das 22:00. Por isso, fomos direto descansar para aproveitar o dia seguinte. 

  • Dia 01 - Cuidando dos elefantes
Acordamos cedo para procurar um lugar que tivesse café da manhã, pois o nosso hotel não tinha. Por sinal, não gostamos muito dele, se chama The Battery Park Midtown Villa. O quatro era um pouco abafado, o suporte do chuveiro estava quebrado e tudo mais. 
Mas, o bacana que achei uma cafeteria e comemos um pão com ovo de boa. 
Depois disso, foi só diversão. Até o local onde ficam os elefantes é uma hora e meia. Mas, chegando lá...
A surpresa de estar muito perto dos elefantes foi muito grande. Eles são impresssionantes. 
Logo no início nosso guia explicou todo o roteiro do dia, que vocês vão se surpreender. De início cada pessoa fica responsável por um elefante e vai alimentá-lo. 
A segunda tarefa é dar banho nos elefantes. 
Foi muito legal. Alguns elefantes menores brincavam enquanto a gente jogava água, outros balançavam a orelha como sinal que estavam felizes.
Depois do primeiro banho, fomos dar a primeira volta de elefante. Lembrando que o Patara, que é o local onde fizemos passeio, não maltrata os animais. Eles são um projeto que recebe animais resgatados de zoológicos e outros lugares que os maltratavam. Por isso, só pode subir uma pessoa em cada elefante. 
Depois de um longo trabalho, fomos almoçar. Almoçamos em uma barraca, varias comidas típicas, muito diferentes. Até mesmo o arroz era como uma goma. Inexplicável. 
Mas, tudo muito bom. Uma característica é que tinha muita coisa puxando para um sabor adocicado. 
Depois de bem alimentados e descansar um pouco seguimos para nossa próxima tarefa do dia, dar mais um super banho em nossos amigos, mas nesse momento entramos de vez na brincadeira, entramos na água com eles. 

Depois de mais este banho tivemos mais tempo para um super tour de elefante, dessa vez andamos mais de 1 km. 
Muito fera!!!
A despedida foi muito difícil. Só posso dizer que foi sem dúvida nenhuma uma das experiências mais incríveis da minha vida!

Poder ajudar a preservar estes animais maravilhosos não tem preço. 
A noite fomos até o restaurante An Roon, indicação da recepcionista do nosso hotel, lá comemos a verdadeira comida Tailandesa, ou seja, muito apimentada. Eu pedi um prato com carne de porco e a Paty um franguinho. Estava bom, mas "spicy". Valeu a pena só para ver a comida realmente que os locais gostam.
Depois, fomos passear no Night Market, um estilo de feirinha de rua que não acabava nunca mais é que tinha várias opções. Uma coisa engraçada, foi um elefante no Hard Hock e o boneco do McDonalds fazendo o cumprimento tailandês.
Para encerrar o dia, experimentei um sorvete que é feito na hora e que já havíamos visto em Siem Reap. Você escolhe o sabor e eles misturam com o recheio, depois espalha e ele congela, muito bacana é gostoso. 

Dia 02 - Tour pela cidade 

Começamos o dia tomando um café em uma cafeteira muito boa, chamada Libernard Café. 
Ela é indicada pelo Lonely Planet e realmente é ótima. Mas, se prepare, pois, como é tudo super elaborado, demora um pouquinho. 
Depois pegamos uma condução para o Templo da Montanha - Templo Wat Phrathat Dói Suthep Rajvoravihara, que foi construído em 1383, um lugar super sagrado. 
Segunda a lenda, um elefante subiu com o osso de Buda é só parou no alto da montanha, quando acabou morrendo por cumprir sua missão. 
O lugar é maravilhoso e fica no alto da montanha, como estava um dia lindo de sol, conseguimos excelentes imagens. 

Você pode ir com uma condução vermelha (estilo um pau de arara chique) que custa por volta de 50 bath. É possível pegar em uma estação na old City ou no Zôo.
Depois de descer a montanha seguimos para o mercado Warorot, ele fica fora da cidade murada e é uma opção para quem quer ver um lugar mais com a cara a cidade mesmo. 
Depois de aproveitar um pouco a feira só tivemos tempo para almoçar e seguir para o aeroporto. Pois, de Chang Mai, seguimos para Krabi e para as ilhas do sul, mas, isso será uma outra história. 

  • Agradecimentos 


Neste post agradecemos em especial aos brasileiros (Júnior, Nikka e Nick, Tiago Ximenes e Lara Moreira) e ao casal de alemães que fizeram o tour dos elefantes conosco. Agradecemos ainda à toda equipe do Patara e principalmente  aos nossos amigos elefantes.

  • Dicas
Logo que chegar em Chang Mai, não pegue as vans que ficam do lado do desembarque internacional, procure um táxi comum. 
Ficamos dois dias, mas, se tiver tempo fique 3 dias e vá até Chang Rai. 
Para acessar o Templo na montanha pode alugar uma moto, será uma boa opção. Além disso, com a moto poderá fazer todos os templos da cidade no mesmo dia. 
Lavar roupa na Tailândia é rápido e barato, por isso, não leve muita roupa. Além disso, pode comprar roupas lá. 

  • O que fazer 

Passeio dos elefantes - pelo que pesquisamos são dois os que realmente cuidam dela o Nacional Park e o Patara. Reserve com antecedência de no mínimo 30 dias. Custou 5800,00 baths, equivalente a 580,00 reais. 

Templo Wat Phrathat Dói Suthep Rajvoravihara - na volta pare no zoológico. Por isso, pegue uma condução só de ida.
Warorot Marketing 
Night Marketing 
Night Bazzar 
Wat Pha Singh
Wat Chedi Luang 
Chang Rai - contrate um passeio ou pegue um táxi.

  • Onde comer
Libernard Café, para café da manhã.
Restaurantes próximos ao Night Market 

* Deixe suas dicas, comentários ou sugestões. 
** Depois continue a aventura lendo sobre Railay Beach
*** Visite o post específico do Sudeste Asiático.
14 e 15/12/2016.

0 comentários:

Postar um comentário