quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Arequipa - Uma linda cidade no Peru

Olá Galera,
Vou iniciar este post contando o primeiro dia de deslocamento e depois minha chegada a Arequipa, que como vocês vão perceber é uma linda cidade que sempre dá vontade de ficar mais um pouco.

• Dia 01 - De San Pedro do Atacama até Arequipa

Para quem quiser começar esta história em San Pedro do Atacama, há um poste específico da cidade. neste momento começo no momentos que estava chegando em Arica/CH de ônibus. Como cheguei bem cedo, aproveitei para ir ao banheiro e tomar um café na rodoviária.
Em seguida, peguei um tickt para o taxi por 250 pessoa chilenos (+ ou - R$ 1,00). Mas, fique atento o valor do taxi é 4.000 pesos chilenos.
Foi bom ver o mar do pacífico novamente. O mar sempre traz uma energia muito boa.
Fico sempre cabreiro com taxi e fronteira, mas, foi muito tranquilo e  ao chegar em Tacna fiquei não mais que 10 minutos um cara me conseguiu um ônibus para as oito da manhã. Ainda bem que já tinha tomado café. Ainda tive a experiência de um cara comendo Minho cozido com queijo ao meu lado e dias poutronas a frente tinha um cachorro. E seguimos pelo deserto peruano.
Até aqui tudo certo!
Apesar dos perigos da estrada, com penhascos de um lado e despenhadeiros que revezam a paisagem de grandes campos do deserto.
Não sei se conseguem perceber, mas aquela linha é a estrada. Impressionante.
Já são 11:15 da manhã e depois de mais de 3 horas de ônibus, com uma mãe e duas crianças dividindo parte do meu banco, passo a refletir muito sobre a vida.
O mundo vai girando cada vez mais veloz. A gente espera do mundo e o mundo espera de nós. Um pouco mais de paciência!
Será que é tempo que lhe falta para perceber? Será que temos este tempo para perder? E quem quer saber? A vida é tão rara, tão rara!
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, mesmo quando o corpo pede um pouco mais de alma. Eu sei, a vida não para, a vida não para!
Paciência. (Quem souber o autor da música me avise).
Em seguida entrou uma mulher vendendo frango com milho e coca-cola no ônibus. Claro que a coca-cola caiu e o menininho tentou abrir e a coca explodiu... Rsrsrs. Seguimos com coca por todo lado.
Avaliação do trajeto: cheguei em Areuipa por volta das 13:30, no total desde a saída de San Pedro foram 17 h. Apesar de longo o trajeto e mesmo analisando a dicas anteriores de pegar um vôo, minha análise é positiva. Pois, passei por paisagens no Peru que nunca havia imaginado.

• Dia 02

Chegando a cidade pude verificar que é bem organizada e muito bela. Na minha chegada encontrei dois Franceses que havia encontrado três vezes. Convidei-os para dividir o taxi e isso foi muito bom, pois já conheciam a cidade. Nós hospedamos em um hostel excelente, adorei porque tinha até toalha e desde que deixei a minha na casa da Rosa estou usando uma grande de rosto que comprei em Uyuni.
Tomei um banho e sai pela cidade, mas, precisava de dinheiro, então fui até a Praça de Las Armas, onde havia um ATM (caixa automático).

Estava com fome, mas mesmo assim, já que estava no caminho de onde pretendia comer, passei no mosterio Santa Catalina, o lugar é gigante. Tive que pagar 35 sl, quase 30 reais.

Como o Mirador de Yanahuara e a igreja de Yanahuara estavam perto de onde ia comer aproveitei para passar lá.

Quase morto de fome e mais de seis horas facetardes parei em um restaurante e pedi um prato típico gigante de carne de porco com salada e o pior que taça com tanta fome que comi tudo. Para beber pedi uma bebida típica, quando me lembrar o nome coloco.
A noite ainda fui a um barzinho para tomar um Pisco.
  • Dia 03

Olá Galera,
Acordei as 7:30, porque havia comprado um passeio de Rafting. Já na ida fui observando a cidade e o relevo ao redor dela. As característica das plantações e construções incas já começam a aparecer. Além de poder ter uma vista incrível.
O rafting pelo rio Chilli foi alucinante. As corredeiras são perfeitas e o instrutor que pegamos era muito profissional.
 Postarei as fotos no face. No passei encontrei alemães, um dinamarquês (que estava em Cuzco, cuidando de macacos), dois holandeses que pareciam namorados e duas suíças (extremamente simpáticas).
Almocei na frente da praça das armas ao som de dois cantores peruanos. Claro que fui tirar uma foto com eles.
 Olha que comi um rocotto. Pimenta super forte que meu amigo Alfalfa não aguentou.
Em seguida fui ver a múmia de Juanita, uma múmia inca. Impressionante e história. Se for visitar a múmia saída que ela fica neste museu de março a dezembro. Procurem na internet sua história, vale a pena. Depois, fui ao Claustros de la Campañia.
Depois fui a uma freirinha, mas, não se empolguem porque prometi a mim mesmo que no ia comprar nada, pois, não tenho como carregar. No caminho encontrei o casal de holandeses e lhes dei umas dicas sobre os caminhos da cidade. Além disso, ao parar para descansar e tomar uma arequipeña encontrei Jean Tulipe, o francês que estava dividindo quarto comigo. Jean estava passando o semestre em em Lima para estudar e vai morar a partir de janeiro no Vietnã. Estranho para nós. Não acham?
Mudança de planos: quando estava tudo certo para partir para Cuzco, encontrei duas colombianas, um peruano e uma sueca que me convidaram para uma saída a noite. Arequipa estava pedindo mais um dia. Então, troquei minha passagem, sem custo, mas para isso tive que ir chorar na rodoviária. Sempre negocio da mesma forma, "soy de Brasil, Brasil és mui pobre, no temos lá plata".
A noite tive uma experiência gastronômica singilular, comi dois cachorros quentes completos, por 2,00 soles cada, equivalente a 1,70 e não passei mal até agora.

• Dia 04
Fala galera,
Foi uma boa ter alterado minha passagem para esta noite. Ontem saí em uma balada multi cultural. Lá encontrei o dinamarquês do rafting, as francesas e os franceses que estão no hostel, além de fazer amigos peruanos, holandeses e especialmente uma moça super simpática da Guatemala. Dancei até me acabar, muito bom! Estava havendo uma despedida de solteiro e eu auxiliei na festa dançando com todas as peruanas amigas da noiva.
 Acho que acabei conhecendo todo mundo lá.
Para compensar meu café da manhã foi com vista para a montanha.
 Isso porque o hostel El Caminante Class II tem um mirante e o café da manhã é lá. Já havia ficado ontem no mesmo hostel, mas na sede I. Vale muito a pena ficar no I, para completar peça para tomar café no mirante.
Ainda pela manhã fui comprar um chinelo, pois na hora de ir trocar a passagem perdi um pé da minha havaianas. Comprei um chinelo por 3 soles, o equivalente a R$ 2,50. Isso mesmo, até as moças do hostel tiraram sarro dizendo "tomara que dure até o fim da viagem".
Depois, sai para tirar dinheiro e comer. Resolvi caminhar até um restaurante que a moça do hostel tinha me indicado no primeiro dia e que fecha cedo, por volta das 5 h da tarde. O nome é La Palomino, fica na calle Misti, perto do mirador.
Pedi um chupe de camarão (também indicação do pessoal do hostel.
 Se você tiver estômago frágil, definitivamente não peça, pois, é um caldo de peixe, com camarões que tem garras (mutantes) e tudo mais que for possível, batata, cenoura, arroz, ovo, grão de feijão, cheiro verde, algo que e que parece abóbora, forq o que não consegui identificar. Fora uma sopa vietnamita que como nos em Estados Unidos é a coisa mais estranha que já comi. É como a feijoada deles.
Para quem gosta de refrigerante, provepe ainda uma Inca Kola.
Para arrematar a refeição, parei para tomar um café expresso e comer um alfajor de alucina (fruta peruana).
Neste momento toca mais um temo para reflexões e para pensar que estão todos se preparando para o natal. Vou sentir falta principalmente da família nesta época. Uma foto enviada pela Meiri, do Gabriel e do Bruno para matar a saudade.
 Faltou da Manu, Karina me manda....
Antes de pegar o ônibus fiz um lanche na rodoviária, não aconselho. Coma antes no centro.

Dica: para quem tem muita cara de turista não aconselho sair muito longe do centro. Ao chegar a cidade agende rafting e downrill, acabei não conseguindo vaga para o downrill, pois não havia grupo para hoje.
Taxi: os taxis da cidade são bem pequenos, paragem o antigo Gurgel, muito engraçados.
Sabe aquela dica básica de viagem, quando tiver oportunidade vá ao banheiro. Aqui vá com certeza e carregue água, mas não tome de mais. Você nunca terá certeza se o ônibus tem banheiro e principalmente se ele está funcionando.
No caso deste ônibus  tem de tudo, sério, serviço de bordo, banheiro, cobertor, travesseiro e ainda tive a oportunidade de assistir um filme em espanhol.
Estrada: muito rperigosa!!!
Dica: se for pedir uma cerveja lembre de pedir gelada, pois eles acabam tomando cerveja em etemperatura ambiente.
Pessoal, a passagem de ônibus comprei com a empresa Cruz del Sur, ela é muito boa, comprei direto no hostel. O valor foi 100 sl.
Dica: Arequipa é uma cidade muito linda e organizada. Adorei minha primeira parada no Peru. Se puder passa por aqui e fique pelo menos 3 dias.