sábado, 21 de dezembro de 2013

Cusco - Peru

Oi galera,
Neste post irei contar sobre dois dias bem diferentes, o primeiro a respeito do dia em que cheguei em Cusco e o outro, depois de retornar da trilha e da cidade de Machu Picchu.
  • Dia 01

Todo o trajeto de ônibus até Cusco foi marcado por uma chuva que não cessou um instante. Isso, me deixou pensativo a respeito de fazer a trilha inca, já imaginaram 3 dias caminhando na chuva?
A paisagem é o que esperava encontrar no Peru, montanhas, com muita vegetação e umidade. Bem diferente do que encontrei no Sul do pais. Eis uma das razões pelas quais é importante conhecer diferentes partes de um país de tamanha imensidadão e variedade.
Ao chegar a Cusco, peguei um taxi e fui até a Praça de las Armas, caminhei um pouco até encontrar o Hostel Internacoonal, pague 20 sl o quarto para 12 pessoas. Longo comprei um passeio para Machupicchu de 4 dias e 3 noites com direito a Rafting, Tiroleza, Downrill e trilha Inca. Mas, isso verão na sequência.
Para matar a fome matinal comi empanadas e pedi um café grande, me trouxeram um caneco de chope com café. Tsrsrs. Aí Gui e Rodrigo para vocês que gostam de café no copo.
Meu tur em Cusco começou com a Praça de Las Armas e ao fundo a catedral.
A cidade tem um clima histórico-cultural, olha que parece até perspectiva educacional. É a cidade mais antiga da América. Simplesmente maravilhosa!
Para dar uma economizada, já que paguei os passeios, como no mercado central uma soa de galinha com macarrão, indico para os que tem estômago mais forte (5 sl). Para quem está com muita fome vá no arroz com huevo.
A tarde parti em um City Tur diferente. Que iniciou em Qorikancha, centro de Cuzco, sendo esta cidade era a capital do Império Inca.

As técnicas das construções Incas impressionam. Da mesma forma, a quantidade de ouro que os espanhóis levaram daqui é indignante.
Em seguida fomos para o sítio arqueológico de Saqsaywaman.
Em seguida fomos ao templo em que as principais pessoas da sociedade Inca.
A chuva taça ficando mais forte e com uma altitude de aproxinadamente3.600 m, o vento e o frio começaram a pegar. Mesmo assim a vista compensa qualquer esforço.
Depois disso, ainda fomos ver o santuário ao deus da água.
No último trajeto do passeio conheci um argentino, Federee (Federivo), que teve sua mala extraviada, conversamos e lhe emprestei uma meia, uma jaqueta e uma calça. Na sequência quando procurávamos algo para comer ele pediu informações a duas peruanas Emy e Amelie (Katy), logo fomos jatar com elas e em seguida fomos ao Museo do Pisco. Tivemos uma comemoração muito fera, vou sentir saudades.

Hoje acordei as 10 da manhã, estava realmente cansado a caminhada foi muito pesada ontem, estou com dor nas pernas e nos joelhos. Pro isso, vai perceber que foi um dia mais tranquilo. Principalmente poque ocorreu depois de quatro dias de aventuras super intensas.
Logo separei toda roupa suja para lavar, o que realmente estava precisando.
Depois fui encontrar Lesley, Bibiana, Laura e Carlos, para fazermos alguns passeios e almoçar.
Chegando no hostel deles resolvi comprar um passeio para Puno e segui viagem com esta trupe, acho que será bom ter boa companhia por mas dois dias.
Indiquei um restaurante que havia comido com as peruanas e Federico e eles toparam. Fica na calle Procurado, a duas quadras da Praça de Las Armas. Nesta rua tem vários restaurantes, nós ficamos com o ultimo do lado direito.
Fazia alguns dias que estava querendo comer um ceviche e este foi o momento.
O almoço custa de 15 a 25 soles, depende do menu que seleciona. E ainda tem uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. O ceviche só foi a entrada, ainda comi salteavas de alpaca e banana split.
Em seguir fomos ao mercado San Pedro. Passamos Quase a tarde toda no mercado, que é como um mercado municipal e onde é possível ver coisas curiosas como uma galera vendo filme em uma barraca de DVD.
Seguimos vendo lembranças enquanto o tempo esfriava muito, me lembrou o tempo de Curitiba, pois só no período da tarde já havia feito calor, chovido e em seguida esfriou.
O friozinho foi super propício para um chocolate quente.
Detalhe que eles tomam com queijo e além disso, Lesley contou que na Colômbia mergulham o queijo no chocolate quente. Quando na verdade eu já havia feito isso. Costumes curiosos, como o de muitos ditados que fui aprendendo e espanhol e que são iguais no Brasil, por exemplo, quem não chora não mama.
Depois do mercado ainda fomos na feira de artesanato, lá encontrei dois amigos de Minas Gerais, agora que já estou experiente na região dei algumas dicas. Isso significa que realmente está na hora de seguir um novo rumo. Então fui ao hostel pegar roupa limpa e minha mochila para seguir com Carlos, Lesley, Laura e Bibiane para Puno.
Dica: chegar mais cedo um pouco na rodoviária e ficar atento a necessidade de pagar a taxa de embarque. Outra coisa importante é pechinchar, eu adorei um distante de pechincha que deu muito certo, falo: sou brasileiro e não tenho muito dinheiro, pois o Brasil é um pais pobre. Claro que eles acham que no Brasil temos mais dinheiro que eles, mas o fato de ser Brasileiro faz com que um sorriso se abra na face das pessoas.
Durante todo este dia encontrei muita gente conhecida de toda parte do mundo, isso porque em todo lugar que vou converso com uma pessoa diferente.
Trapalhada: no final do dia torci o pé na rua, está doendo e tomara que melhora durante a noite.