domingo, 15 de dezembro de 2013

Deserto do Atacama - Chile

Olá Galera,
A minha chegada em San Pedro do Atacama foi tranquila, passar pela alfândega foi super tranquilo. Lembro que eu vim da Bolívia após fazer um super passeio pelo Salar do Uyuni, história também contada no blog. Ao chegar a Camili e a Tatiana disseram conhecer um hostel, caminhamos quase 30 minutos sob um sol de castigar em pleno meio dia. Adivinha?! Chegando lá era super caro. Voltamos mais 30 minutos no sol e chagamos novamente ao centro, onde conseguimos um hostel por 5.000 pesos chilenos. O hostel não é nada bom, mas por esse preço. Lá logo acessei a net e vi que tinha passado. Algumas pessoas tinham me deixado os parabéns como a Carol, a Deborah, a Gê . Logo após todos os amigos cutiram e comentaram, realmente, MUITO OBRIGADO!
Não sei se haveria lugar melhor para saber disso. Na verdade, sim! O BRASIL. Sempre digo, por onde passo, que não há lugar melhor para se viver.
Depois do resultado passeamos e fomos almoçar. Eu estava com muita fome. Depois do almoço vi que a garganta não estava boa. Então, fui descansar, dormi por mais ou menos 2 horas. Depois fomos jantar e por fim tivemos a melhor noite deste grupo de 3 canadenses, uma suíça e um brasileiro, em um pub chileno. Tomei algumas cervejas chilenas e as meninas ficaram entre faniquito, cerveja chilena, cerveja mexicana e caipirinha. Foi muito bom. Agradeço especialmente a Ariane por ter movimentado as meninas para a saída. Beijos a todas e obrigado por este 3 dias e três noites. Colocarei a foto da comemoração depois pois foi tirada na máquina. Mas, a maior comemoração será aí, aguardem.
Sigo radiante com a noite de lua cheia!
Os chilenos loucos do hostel estavam bebendo e escutando reggae. Mas, prefiro dormir com a lembrança da nossa comemoração. 
Amanhã eu e a Ariane ficaremos descansando enquanto as meninas vai fazer sunboard. Logo elas estarão indo para suas casas e nos ainda não.
  • Dia 02 
Hoje o dia começou super tranquilo, eu e a Ariane fomos passear no centro e acertar nossos passeios da tarde. Conversamos muito e me diverti de mais com ela, estamos nos dando super bem, uma pena eu amanhã elas (ela e a Lili) vão para um lado e eu para outro, mas está é a vida do viajante... Rsrsrs.
Depois do almoço, fomos levar a Tatiana e a Camili na rodoviária, toda partida é sempre difícil.
Da esquerda para direita Camili, Tatiana, Lily e Ariane.
Depois fomos para o tur de Bike, depois de ler o livro do Thiago, podia perceber o que era pedalar contra o vento. 'Mas, judiou muito, porque pedalamos 15 km contra um vento castigante e sob um sol de rachar. Mesmo assim, pense minha felicidade.
Bike no deserto do Atacama para ver o Valle de la Luna: simplesmente maravilhoso. Este passeio de Bike foi uma das coisas mais feras que fiz até aqui. Além disso, a companhia da Lily e da Ariane foi magnifica, elas além de gente boa toparam um caminhada de quase duas horas em meio a cavernas e escalada de rochas, que resultou em paisagens com estas. 

Nós andamos tanto nas tirinhas no meio do deserto de montanhas que tivemos que pegar a estrada a pé até as bikes. A volta foi bem mais tranquila pedalar a favor do vento é muito mais fácil. Ao chegar no hostel, tomamos um banho renovador e fomos devolver as Bikes e jantar. 
Nosso ultimo programa da noite era uma observação telescópica das estrelas, mas não foi possível por causa das nuvens. Assim, compramos um vizinho chileno por 1.500 pessoa chilenos (equivalente a R$ 7,00) e fomos para o hostel conversar e saborear o vinho. Muito boa companhia e vinho a pesar do preço.
Terminei a minha última noite aqui em San Pedro já com saudades de cidade que já me parece toda conhece ida e das meninas. Pelo menos a uma possibilidade de eu encontrar a Ariane quando ela estará no Brasil entre fevereiro e março.
  • Dia 03
Hoje o dia começou tranquilo novamente, a opção de comprar ovo, pão e bolo na venda ao lado do Hostel foi boa e barata. Devo investir mais nessa opção quando a grana estiver curta ou em mochilão pela Europa onde as coisas são mais caras para os brasileiros.
Aproveitei ainda a manhã para lavar toda minha roupa suja. Usei um pouco do sabão em pó do hostel e vai secar rápido devido ao calor e tempo seco. Toda vez eu vejo a roupa que eu trouxe lembro da dica da Glaucia e vejo que troce coisa de mais. Na próxima viagem não levarei quase nada.
Quase meio dia saímos para tomar um sorvete artesanal.
Muito bom. Neste dia a indicação do Paris (amigo chileno que faz parte do Couchsurfing) era pegar uma Bike e ir até a lagoa Cejar, mas as meninas não queriam mais Bike e eu acabei preferindo ficar com elas. Será nossas últimas horas juntos, sentirei saudades.
Já a tarde fomos almoçar e aproveitei para provar uma Kross.
Uma Pale Ale, por sinal mais encorpada que as que tomei na comemoração do doutorado.
Ao retornar ao hostel engrassado como as pessoas começaram a mudar. Já estou aqui a quase 3 dias. Já está na hora de ir. 
A tarde passou muito rápido. Encontrei o Sergio e o Serginho, dois paulistas, pai e filho que estão em uma aventura quase igual a minha. Já havia encontrado o Sérgio nas águas termais durante o terceiro dia no Uyuni. Provavelmente vamos nos ver em Arequipa. O legal de encontrar brasileiro é que sempre parece que encontramos um amigo.
Depois eu, Lili e Ariane fomos comer uma super empanada em nosso restaurante preferido de San Pedro, desculpe, mas, não marquei o nome. Acabei até esquecendo o celular carregando e o garçom correu me entregar.
No fim do dia passei pelo momento mais triste até agora, a despedida da Ariane e da Lily, elas foram muito parceiras e companheiras, nós demos super bem especiamente eu e a Ariane, ela é super divertida. 
O que me deixou mais tranquilo foi quando a Ariane disse, "nós vemos no Brasil" ela estará lá entre fevereiro e março e passará seu aniversário em março no Brasil. Espero poder recepcioná-la da melhor forma possível.
Thank you Lily and Ariane!
Logo que a viagem de ônibus começou foi ler o livro do Thiago e a cada página que leio me sinto mais forte e determinado, minha experiência aliada a leitura da dele (que muito mais difícil) me mostra o que realmente importa na vida, nossas experiências com o mundo e com os outros.
Mesmo no escuro, escutar uma música e ver o deserto do Atacama foi sensacional.
Logo estávamos em Calama, já imagine que San Pedro parece um vilarejo quando compArada com Calama.
Dica: sempre peça desconto, o pessoal da empresa (Walfrido, Diogo, Kelly, Rudinei, Schena e Ricardo) sabem como sou econômico. E acabei ganhando bons descontos em tudo.
Dinheiro: 10.000 pesos chilenos (também chamado de 10 luca) é como 20,00 dólares.
Transporte: os ônibus no Chile são excelentes. E estão sempre no horário, diferente da Bolívia. Eu peguei um inibida da empresa Tur-Bus e não precisei trocar de ônibus em Calama. O Sérgio e o Serginho precisaram. Pegue os acentos panorâmicos, os primeiros do andar de cima.
Dicas: se for ver o passeio das estrelas, pegue o passeio do museu lunar que tem exposição de meteoritos e que fica a 3 minutos do centro. As bikes da empresa que fica bem na praça são muito boas e saem pelo mesmo preço das outras.
Temperatura: em San Pedro do Atacama é verão e esta calor, adorei colocar um chinelo e um shorts.
Dica: eu já havia trocado no Brasil mais ou menos 80.000 pesos chilenos. Está grana acho que dará.
Hospedagem: O hostel é o Tatai's, não é grande coisa, mas é barato e não nos sumiu nada, indico. A galera fica tomando cerveja e conversando a noite toda, mas mesmo assim dormi tranquilo.

3 comentários:

  1. Parabéns piá pelo Doutorado!!! E vai fazer o sandboard tbm!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preferi ficar tranquilo naquele dia de manhã. Além disso, a areia aqui não é tão boa quanto lá na Joaquina, pois lá eu posso ir com você e ainda te ensinar umas manobras....

      Excluir
  2. Parabéns pelo Doutorado. . . Quem sabe lá na frente um Phd

    ResponderExcluir